Brigada de incêndio: para que serve, como é a organização e atribuições

A brigada de incêndio é um grupo de trabalhadores voluntários que recebem treinamento para atuação em situações emergenciais, atuando em focos e princípios de incêndio, resgate de vítimas, e prestando auxilio ao corpo de bombeiros.

A brigada de incêndio tem uma importância vital para as empresas e industrias, pois, muitas vezes o local do corpo de bombeiros está situado longe destes locais.

Desta forma, a brigada pode atuar rapidamente, controlando pequenos focos de incêndio, ou atuando em situações aonde é necessário prestar os primeiros socorros rapidamente as vítimas de um acidente.

brigadista de incendio

É importante valorizar a atuação dos brigadistas, e os mesmos devem possuir equipamentos e treinamentos para que possam atuar de forma segura e eficiente durante emergências.

Veja ainda: NR 33: resumo da norma regulamentadora atualizada

A brigada é parte essencial da equipe de segurança, principalmente nos complexos industriais.

O que é uma brigada de incêndio?

A brigada de incêndio é um grupo de pessoas que se voluntariam para atuar em situações de resgate e emergência, atuando em zonas industriais (em alguns casos prestando apoio aos bombeiros também), recebendo treinamento e capacitação para atuar em situações emergenciais como incêndios, abandonos de local ou resgate.

Brigada de Incêndio segundo a ABNT NBR 14276

A NBR 14276 da ABNT define os requisitos mínimos e obrigatórios que devem ser seguidos para a formação da brigada de incêndio, bem como as diretrizes que devem ser seguidas, a definição técnica, dentre outras informações.

Para que serve a brigada de incêndio

A brigada de incêndio atua em situações emergenciais, prestando apoio e suporte em situações como abandono de local, primeiros socorros, resgate de vítimas (em espaços confinados ou trabalhos em altura), incêndios e outras situações que possam ocorrer que tenham potencial de causar danos a propriedade, a vida ou ao meio ambiente.

Como é a organização da brigada de incêndio

A brigada de incêndio possui uma classificação que deve ser:

  • Brigadista: trabalhador voluntário que atuará nas situações emergenciais requeridas, prestando apoio e suporte a locais e pessoas que possam necessitar de ajuda;
  • Líder de brigada: escolhido pelos brigadistas, é o responsável por coordenar e executar as ações de emergência no setor, pavimento ou compartimento de atuação da sua área de atuação;
  • Chefe de brigada: escolhido através de votação pelos brigadistas, em processo eleitoral, o chefe de brigada é o responsável por coordenar a atuação da brigada de incêndio em locais que possuam mais de um pavimento ou compartimento;
  • Coordenador geral: responsável pela atuação da brigada em uma planta que possua mais de uma edificação. É escolhido entre os brigadistas que foram eleitos pelo processo eleitoral.

Principais atribuições da brigada de incêndio

As principais atribuições da brigada de incêndio podem ser distribuídas entre ações de prevenção e ações emergenciais.

Veja: Resumo da NR 32 Atualizada em 2019

Podemos citar como ações de prevenção, por exemplo:

  • Avaliação dos riscos existentes, elaborando relatório das irregularidades encontradas;
  • Orientação para as pessoas do local e as pessoas flutuantes (passageiras);
  • Inspeções das rotas de fuga, equipamentos de combate a incêndio, pontos de encontro e a realização de exercícios de simulação.

Ações de emergência da brigada de incêndio

Podemos citar como exemplo de atuação nas ações de emergência da brigada de incêndio:

  • Identificação da situação e acionamento do corpo de bombeiros ou ajuda externa;
  • Combate ao princípio do incêndio, corte da energia elétrica do local e o acionamento dos alarmes e do processo de abandono do local;
  • Prestar os primeiros socorros as vítimas do local;
  • Preenchimento e encaminhamento atualizado do formulário de registro dos trabalhadores da brigada para o corpo de bombeiros;
  • Recepcionar e orientar o corpo de bombeiros quando necessário;

Importância da brigada de incêndio

A brigada de incêndio possui uma importância vital para a segurança dos trabalhadores, do patrimônio da empresa e para o meio ambiente.

Confira ainda: NR 20: resumo da norma regulamentadora atualizado

Por estarem situados nos locais de trabalho, sendo dimensionados de acordo com avaliação de brigadistas por setores que necessitam de mais atenção, a brigada de incêndio é a primeira a atuar em situações de princípios de incêndio, resgate, abandono de local, prestação dos primeiros socorros, dentre outras situações em que a brigada pode prestar socorro.

Em algumas cidades, principalmente no interior, a brigada de incêndio das empresas pode prestar auxílio também a comunidade, atuando nos focos residenciais.

Isso se deve à falta logística de um corpo de bombeiros, ou a distância longa que existe entre o foco de incêndio e o corpo de bombeiros mais próximo. Desta forma, situações que necessitam de uma atenção imediata ou uma resposta rápida, é muitas vezes tratada diretamente pela brigada de incêndio.

Deixe um comentário