NR 38 Atualizada: Resumo da Norma Regulamentadora

As Normas Regulamentadoras, ou simplesmente NRs, são um conjunto de diretrizes estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência para garantir trabalho saudável e seguro.

Sempre que é identificado um ponto de melhoria, as normas podem ser revisadas ou elaboradas. A NR 38, inclusive, é fruto da última atualização, realizada no final de 2022.

Leia também: Normas Regulamentadoras Atualizadas ENIT

O que é a NR 38 e qual o objetivo?

A NR 38 é uma Norma Regulamentadora que define critérios de saúde e segurança no trabalho nas Atividades de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos.

NR 38 atualizada

Objetiva o estabelecimento de medidas de prevenção que assegurem boas condições ao trabalhador envolvido em atribuições como coleta, transporte e transbordo de resíduos sólidos; varrição e lavagem de logradouros públicos; limpeza de praias; capina, roçagem e poda de árvores, etc.

Confira ainda: Perigos e Riscos em Segurança do Trabalho

Quando a NR 38 entra em vigor?

A NR 38 foi publicada em portaria em 16 de dezembro de 2022. No entanto, entrará em vigor somente em 02 de janeiro de 2024.

Saiba mais: Pontos sobre saúde e segurança no trabalho que você tem que saber

Onde se aplica a NR 38?

Ao tratar de resíduos sólidos, a NR 38 considera apenas resíduos domésticos e resíduos urbanos, isto é, originários de atividades industriais e de serviços em quantidade similar aos domésticos. Em suma, é aplicada em dez campos:

  1. Coletar, transportar e transferir os resíduos sólidos das áreas urbanas e os resíduos provenientes de serviços de saúde até o local onde serão destinados para descarte final;
  2. Realizar a higienização e preservação dos elementos urbanos, como mobiliário urbano, monumentos, túneis, pontes e viadutos;
  3. Desentupir e limpar os sistemas de drenagem, como bueiros, grades de escoamento e estruturas similares;
  4. Realizar a varrição e lavagem de feiras, ruas e espaços públicos;
  5. Separar e gerenciar os resíduos sólidos urbanos recicláveis;
  6. Estabelecer pontos de coleta para os resíduos sólidos provenientes das áreas urbanas;
  7. Executar a capina, roçagem e poda de árvores;
  8. Remover sujeiras e pintar meio-fio;
  9. Manter e cuidar das áreas verdes;
  10. Efetuar a limpeza das praias.

Vale enfatizar que a NR 38 não é aplicável a atividades envolvendo resíduos industriais; resíduos dos serviços públicos de saneamento básico; resíduos da construção civil; resíduos agrossilvopastoris; resíduos de serviços de transportes; e resíduos de mineração.

Resumo da NR 38

Em suma, a NR 38 é a normativa mais recente do Ministério do Trabalho e Emprego. Sua elaboração é justificada para regular as medidas e critérios de prevenção para os colaboradores envolvidos em atividades de limpeza urbana e resíduos sólidos.

norma regulamentadora nr 38

Embora publicada em 2022, somente passa a valer em 2024 e pode sofrer alteração a qualquer momento, uma vez que seja detectado algum quesito que coloque a proteção ou a saúde do colaborador em risco.

Treinamento da NR 38

A NR 38, assim como a maioria das normas regulamentadoras, estabelece que é dever da organização fornecer treinamento adequado aos empregados. Tal ação deve considerar a atividade a ser executada e os riscos a que ela expõe, bem como o disposto na NR 01.

É obrigatório que o treinamento inicial seja dividido em partes teóricas e práticas, cada uma em 4 horas, e realizado dentro da jornada de trabalho do empregado. Inclusive, o conteúdo programático deve seguir à risca o apresentado no documento da NR 38.

A depender da função, pode ser necessário que o empregado também seja submetido a outros treinamentos, mais específicos.

Onde encontrar a NR 38 atualizada?

A NR 38 atualizada e todas as outras normas vigentes estão disponíveis no portal do Governo Federal, na aba Ministério do Trabalho e Emprego.

Para acessá-la, basta acessar a página do Ministério do Trabalho e Emprego e buscar a Norma Regulamentadora desejada. Até então, a NR 38 sofreu apenas uma retificação, em 30 de dezembro de 2022.

Com ela, a organização fica desobrigada de acompanhar adoção do limite de velocidade dos caminhões coletores por meio de monitoramento de veículos.

Deixe um comentário