Já ouviu falar alguma vez sobre SEP? Com certeza você já deve ter se deparado com este termo alguma vez na vida, principalmente aqueles que, de alguma forma, trabalham com eletricidade.
O SEP está por trás de todo o fornecimento da rede de energia elétrica que temos pelo mundo todo, independente da forma de usina utilizada.
Veja a seguir maiores informações sobre o que é, para que serve, como funciona e cursos sobre o Sistema Elétrico de Potência, popularmente conhecido como SEP.
O que é SEP?
O Sistema Elétrico de Potência, popularmente conhecido apenas por sua sigla SEP, e a área do setor elétrico correspondente ao setor de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (GTDE) até o momento em que esta energia chega à medição.
Os equipamentos pertinentes a esta área também estão inclusos no SEP.
Por abranger a parte de alta tensão das redes de energia elétrica de todo o mundo, o SEP é capaz de entender diversos segmentos e processos que influenciam a rede.
É por conta disso que este setor necessita de conhecimentos técnicos exclusivos, inclusive a obrigatoriedade de cursos para diminuir os riscos de acidentes desta área.
O que é considerado alta tensão segundo a NR10?
De acordo com a Norma Regulamentadora 10 (NR-10), norma responsável pela segurança em instalações e serviços em eletricidade, há definições para baixa e, também, alta tensão.
Juntamente a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é definido pela NR-10 que baixa tensão, é toda e qualquer tensão que seja superior a 50V quando em corrente alternada ou a 120V quando em corrente contínua (CC).
Já em contrapartida, a alta tensão, de acordo com a NR-10, define-se por toda e qualquer tensão que seja superior a 1000V quando em corrente alternada ou em corrente continua limitando-se a até 1500V.
Para que serve o SEP?
Englobando todas as áreas de GTDE até os seus consumidores, o SEP se faz em usinas com localizações em relação a suas funções e características próprias.
Sua principal função é deixar a energia elétrica disposição da população, permitindo o seu correto funcionamento e com segurança.
E com as novas fontes de energia surgindo, fica cada vez mais complexo a interligação estes tipos de fontes.
Constituído por 3 subsistemas (subsistema de produção, de transporte e de distribuição) o SEP representa uma das maiores e mais complexas máquinas que o homem já teve capacidade de criar.
Como funciona o SEP no Brasil?
A eletricidade, considerada a principal fonte de calor, força e luz na vida de toda população, inclusive da brasileira.
Dessa forma, com a alta demanda de utilização e necessidade de fornecimento, o SEP no Brasil é um resultado de um constante crescimento da demanda por parte dos consumidores.
E, além disso, também exige um aumento na necessidade de ampliação e conectividade entre tipos de sistemas, o que gera um fornecimento com complexidade.
Aqui no Brasil, temos diferentes tipos de usinas em que o SEP atua como as hidrelétricas, eólicas, termoelétricas, usinas fotovoltaicas etc. Todas elas são estruturadas em 4 etapas definidas em:
- Geração;
- Transmissão;
- Distribuição; e
- Consumo
Curso de NR 10 SEP
Para realizar este curso complementar, é preciso ter o de NR-10 básico, conforme o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) exige.
O curso de NR-10 SEP pode ser facilmente definido com um conjunto de informações e técnicas que continuem centrais elétricas, subestações de transformação e de interligação.
Os grandes sistemas que englobam a GTDE, que possuem linhas e receptores ligados eletricamente entre si, também fazem parte.
Qual a validade do curso de NR-10 SEP?
O curso complementar de NR-10 SEP é de obrigatoriedade para qualquer profissional que deseja atuar direta e até mesmo indiretamente com a alta tensão.
O curso de NR-10 SEP possui uma validade de dois anos que ao término desde período de validade, o profissional deve procurar por uma reciclagem para continuar na área.
Tudo isso é de obrigatoriedade para o profissional da área estar exercendo suas funções de acordo com as exigências e obrigações das normas regulamentadoras que o MTE impõe para garantir a sua segurança.
Existe curso de NR10 SEP online?
Hoje em dia é possível encontrar diversas instituições de ensino e até mesmo empresas particulares que oferecem os cursos voltados a NR-10 SEP para profissionais que atual direta ou indiretamente em alta tensão.
Porém, diferente de um curso presencial, o aluno ficará apenas na teoria, sem poder desenvolver a sua parte prática.
Alguns deles ainda são disponibilizados com aulas teóricas online e aulas práticas presenciais, o que seria a melhor opção para garantir total absorção do conteúdo e como se portar em meio a rede elétrica de alta tensão.