Com certeza em algum momento de sua vida você já se deparou com placas de sinalização de segurança, não é mesmo?
A ideia deste item é clara: sinalizar para evitar os riscos e possíveis acidentes locais.
No meio industrial, temos diversos tipos de placas sinalizadoras para que deixe o trabalhador sempre em estado de alerta, minimizando os potenciais riscos locais.
Portanto, é preciso estar ciente que o empregador tem a obrigação de sinalizar esses riscos e perigos no ambiente de trabalho de acordo com as normas NR-4, NR-10, NR-12 e NR-33.
As placas de sinalização de segurança são consideradas como Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Então, se você deseja entender mais sobre esse assunto, continue sua leitura e entre neste vasto mundo das placas de sinalização de segurança. Confira essas e outras informações no post de hoje.
Para que servem as placas de sinalização de segurança?
As placas de sinalização são sempre instaladas no ambiente de trabalho a fim de minimizar ou extinguir os riscos de forma coletiva no local durante os processos de trabalho.
Por ser um EPC, a sua principal vantagem é que não precisa ficar amarrada a vontade, atitude e lembrança do funcionário de utilizá-la para ser eficaz durante a jornada de trabalho.
Portanto, é claro afirmar e verificar que esta medida de proteção é prioridade em qualquer empresa, independente do seu porte.
Contudo, a principal função deste item, é sinalizar os riscos de possíveis acidentes que há naquele local de trabalho.
Então, como dissemos anteriormente, é de obrigatoriedade de a empresa realizar o estudo de riscos de cada departamento e ou setor junto a um profissional da área de segurança do trabalho para classificar esses riscos e identifica-los através das placas de sinalização de segurança.
Mas, para essa identificação é preciso estar bem atento ao que a normalização vigente pede. Para isso, é necessário seguir as normas listadas abaixo:
- NR-4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
- NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
- NR-12 – Máquinas e Equipamentos
- NR-33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados
Assim, podemos dizer que as placas de sinalização de segurança é o elemento de comunicação visual mais importe que há.
Já que auxilia o funcionário sobre os perigos e, consequentemente, sobre a medida de segurança a ser tomada naquele local.
Tipos de placas de sinalização de segurança e seus significados
Em momentos de perigo ou até mesmo antes disso, as pessoas são guiadas para suas atividades através das placas de sinalização de segurança.
Seja pelo seu desenho, sua escrita ou até mesmo apenas por suas cores. Tudo isso indica o que deve ser feito naquele momento sempre pensando em evitar qualquer tipo de acidente.
Dessa forma, é percebido que a sinalização é dividida em áreas específicas dentro da segurança do trabalho.
Então, para que você entenda um pouco sobre esse assunto, veja a seguir os tipos de placas de sinalização de segurança principais existentes e também o significado de cada uma delas.
Sinalização de combate a Incêndio
Este tipo de sinalização consiste na indicação sobre a localidade dos equipamentos de combate a incêndio que estão à disposição dos usuários em caso de acidentes que envolvam incêndios.
Sinalização de emergência
Não só utilizado em industrias, mas também em edifícios comerciais, esta placa de sinalização consiste na indicação das saídas de emergências, rotas de fuga, locais que possuam dispositivos de socorro e também para a sala de emergência.
Sinalização de Obrigação
As placas de sinalização de segurança com nível de obrigatoriedade, são utilizadas para ordenar um tipo de comportamento específico de acordo com o que foi sinalizado.
Sinalização de obstáculos e Locais Perigosos
Neste caso, todo e qualquer lugar ou itens que levam a riscos de acidentes ou qualquer outro tipo de perigo, deve ser qualificado através de placas para orientar e prevenir os trabalhadores sobre esses riscos.
Sinalização de perigo
Toda e qualquer ação, objeto e até mesmo situação que pode causar danos na instalação e ferimentos nos trabalhadores, devem ser rotulados com a sinalização de perigo.
Sinalização de proibição
A sinalização de proibição é muito utilizada para procurar minimizar que alguns tipos de comportamento dos trabalhadores que possam estar comprometendo a sua integridade e também a dor próximo, sempre pensando no quesito de segurança.
Importância das placas de sinalização de segurança
Como visto anteriormente, as placas de sinalização de segurança é uma das melhores soluções para prevenção de riscos no meio de trabalho.
Por ser uma comunicação visual, é entendida por qualquer pessoa, até mesmo por aqueles que não sabem ler.
Por isso é tão utilizada em locais em que há a circulação de pessoas e sempre instalada em locais de fácil visualização.
Contudo, hoje há regulamentações que padronizam os tons de cores a serem utilizadas para essas sinalizações de acordo com cada intensidade de risco e de perigo, como é o caso da NR 26 – Sinalização de Segurança.
Tudo isso, sempre para evitar ao máximo as chances de ocorrer algum acidente local e também para delimitação de área em que o perigo foi constatado.
Cores das placas de sinalização de segurança
Cada cor dentro deste assunto possui um significado específico de acordo com cada situação para um aviso diferente.
Dessa forma, facilita a compreensão da mensagem passada para aqueles que as vê.
Em suma, temos as seguintes classificações:
Vermelho: é utilizado para indicar qualquer tipo de situação que possa resultar em incêndio.
Vermelho e interior branco: usado para indicar as proibições.
Amarelo: indica perigo
Verde: esta cor é usada para indicar as medidas de segurança em relação a situações de emergência.
Azul: utilizado para referenciar o uso obrigatório de objetos ou para passar alguma informação.
Contudo, além dessas cores principais e comumente utilizadas, também há a variação de outras tonalidades como:
- Alumínio;
- Branco;
- Cinza;
- Laranja;
- Lilás;
- Marrom;
- Preto; e
- Púrpura.
Estas cores secundarias são utilizadas para a representação de equipamentos específicos e também de substâncias.
Um exemplo dessa aplicação são as máquinas industriais que são suas placas de sinalização de segurança são representadas pela cor laranja para indicar perigo e o púrpura que é utilizado para indicação de locais ou itens com radioatividade.