Já ouvir falar da ISO 14000? Esta sigla representa normas ou regras que estabelecem que um centro comercial pratique responsabilidades ao meio ambiente.
Através do SGA (Sistema de Gestão Ambiental), o certificado garante proteção e cuidados na preservação ambiental e, impede maiores índices de poluição por resíduos industriais.
Para que uma empresa conquiste o certificado, ela precisa garantir e “prometer” que manterá o equilíbrio ecológico através de leis sancionadas para a preservação do meio ambiente. Desta forma, a empresa pode ser observada como parceira da natureza e pode obter resultados positivos quanto à sua causa.
Por isso, desenvolvemos este tutorial para explicar melhor sobre esta certificação nacional e como ela pode ajudar as empresas a obterem um melhor valor comercial ao seguir os cuidados com o meio ambiente.
O que é ISO 14000 e qual sua importância para a Gestão Ambiental?
No intuito de promover campanhas e aderir empresas aos temas sobre ecologia, o documento foi criado para incentivar o setor comercial a seguir regras e leis para que não produzem impactos danosos à natureza.
Fábricas, industrias e empresas de construção vêm aderindo cada vez mais a este certificado, na intenção de que seus serviços não causem agressões ambientais e mantenham a fauna e flora brasileira preservada.
Para promover uma melhor assertividade, o governo brasileiro propõe ao setor empresarial que certifiquem-se dos acordos de preservação e que mantenham planejamentos essenciais na exploração de suas atividades.
Quando foi criada a ISO 14000?
A ISO 14000 teve início em 1993, quando a ISO criou o Comitê TC 207. Este serviço visava a importância de estabelecer diretrizes sobre o meio ambiente e como seria aplicado. Por isso, nasceu a série 14000, que estabeleceria conceitos sobre a preservação ambiental.
Estruturada, a ISO 14000 confere que todas as empresas participantes unifiquem o tema com todos os seus setores e que seja criada uma comissão interna que acompanhe situações adversas provocadas por atividades que gerem danos ambientais.
Entre prováveis problemas, a poluição é o assunto de destaque do certificado.
Para que serve a ISO 14000?
As normativa servem para orientar, administrar e apontar prováveis soluções para contornar problemas ambientais. Desta maneira, estabelecendo diretrizes que solidificam o setor ambiental, cada empresa deve criar seus parâmetros para administrar suas operações externas.
Nas atividades, as empresas devem treinar e orientar seus funcionários, para que sigam regras estabelecidas em atividades presenciais no meio ambiente e que sejam seguidas normas que não causem danos em alta proporção.
Para que serviços sejam autorizados, como construção de empreendimentos imobiliários, a empresa deve oferecer um estudo que garanta não haver impactos na área a ser construída.
Qual a relação entre ISO 14000 e a ISO 14001?
A ISO 14001 foi estabelecida pelo comitê organizador da série 14000. O foco principal é o combate à poluição, mantendo equilíbrio com atuais necessidades de prevenção. Ela consiste em criações de normas que estabeleçam sistema de organização e cuidados ambientais.
Para tanto, a ISO 14001 estabelece que empresas criem organizações internas para gerenciar e administrar operações que poderem causar danos ao meio ambiente. Assim, órgãos de fiscalização do meio ambiente podem ter mais ênfase em auditorias e análises.
Família ISO 14000
A família ISO 14000 é numerosa. Visando a preservação ambiental e na intenção de evitar problemas de ordem natural, as regras estabelecem clareza e mais assertividade no conhecimento e práticas de ações de gestão ambiental. Vamos a algumas delas:
- 14001: São especificações de gestão ambiental.
- 14004: Esta série estabelece suporte para administração do meio ambiente.
- 14006: Traz orientações sobre estruturas ecológicas.
- 14010: Princípios gerais sobre possíveis auditorias.
- 14011: Explica sobre normas para auditorias.
- 14012: Fornece elementos para formação da auditoria.
- 14015: Faz avaliações ambientais de áreas.
- 14020: Formaliza os critérios ambientais.
Requisitos para implementar a Norma ISO 14000
Para que uma empresa ou indústria se enquadre nas normas da ISO 14000, deve seguir regras da normativa 14001 e estabelecer uma série de dados para poder administrar sua gestão ambiental.
Por isso, listamos alguns destes requisitos para que você compreenda a prática da gestão de meio ambiente.
1 – Requisitos
Nesta fase, a empresa deve documentar e cumprir com seu sistema ambiental. Periodicamente, a empresa deverá informar sua análise sobre sua prática ambiental.
2 – Política
A empresa deve informar quais serão seus planos para administrar a gestão ambiental. É neste momento em que devem ser informados os níveis de segurança, danos, impactos e que a companhia gerenciará possíveis crises.
3 – Planejamento
Os planos devem ser associados e administrados mediante a proposta apresentada para a gestão do meio ambiente. Desta maneira, não haverá impedimentos ou dissoluções que possam promover desgastes ao ecossistema.
4 – Operação
Para que haja sucesso, todas as metas devem ser documentadas e praticadas pelos setores da empresa. Com as definições estabelecidas, a companhia deve assegurar recursos e técnicas para maior objetividade em resultados.
5 – Verificação
Ao fim, todos os dados coletados devem ser enviado aos órgãos ambientais, para que seja analisado o responsável cumprimento das regras estabelecidas pela ISO 14000.
Listas de empresas certificadas pela ISO 14000 no Brasil
Para que haja mais conectividade e responsabilidade social, as organizações mantêm o compromisso de cuidarem do meio ambiente sem interferir no fluxo de suas operações.
Confira algumas empresas conhecidas que adotaram cuidados em suas produções, a fim de não gerar impactos ao ecossistema:
- 3M do Brasil. Itapetinga/Ribeirão Preto/Sumaré
- A Notícia S/A, jornal
- ABL Antibióticos do Brasil
- Castrol
- Café Bom dia
Estes são apenas alguns exemplos. No Brasil, há mais de 200 empresas certificadas. Junte-se a estes nomes e mostre que sua companhia também se preocupa com a natureza.