O movimento Abril Verde completa 52 anos em 2021 e tem como foco da campanha a conscientização para prevenção, saúde e segurança do trabalho, visto que, no Brasil ocorre um acidente de trabalho a cada 49 segundos conforme dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério do Trabalho.
Sendo assim, o principal objetivo da campanha é garantir a segurança, a tranquilidade e melhores condições de trabalho para todos os empregados brasileiros.
Caso você tenha se interessado pelo assunto, continue a leitura para saber mais informações sobre a campanha do Abril Verde.
O que é o Abril Verde?
O mês de abril é marcado por duas datas muito importantes, 7 de abril sendo o Dia Mundial da Saúde e 28 de abril sendo o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho.
Dessa forma, o Abril Verde é um programa onde a população e as empresas participam de forma espontânea para criar um meio de reduzir e eliminar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais.
O símbolo da campanha é um laço verde, simbolizando os cursos da área da saúde.
Acredita-se que aproximadamente 2,3 milhões de trabalhadores brasileiros morram por ano por consequências de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, por isso a grande necessidade de se criar meios preventivos, para reduzir esses números.
Como e quando surgiu o Abril Verde?
No ano de 1969, exatamente no dia 28 de abril, aconteceu em Virgínia nos Estados Unidos da América, um acidente muito grave em uma mina, que acabou em 78 mortes de funcionários.
Dessa forma, a Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, estabelecer que no dia 28 de abril seria o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas desse acidente.
Objetivos da campanha Abril Verde
O principal objetivo da campanha do Abril Verde é conscientizar sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Mas existem outros objetivos inclusos nesse principal como:
- Conscientizar a todos sobre a saúde e segurança no trabalho;
- Estimular a cultura de prevenção;
- Avaliar os trabalhadores dentro e fora do local de trabalho;
- Debater responsabilidade entre gestores e governos;
- Avaliar os riscos presentes na empresa;
- Promover a qualidade de vida no trabalho;
Importância do mês Abril Verde como prevenção
O foco do Abril Verde é a prevenção, pois é mais barato para a empresa, prevenir e evitar do que reparar os danos já ocasionados.
O Brasil ocupa a quarta posição entre os países com maior número de acidentes de trabalho e isso só reforça a importância de ações preventivas e de conscientização dentro das pequenas, médias e grandes empresas.
Dar ênfase nos acidentes e doenças que a empresa está sujeita pode ser uma forma de prevenção, assim como indicar aos trabalhadores como fazer para evitar o risco, como proceder em caso de acidentes entre outros assuntos.
A conscientização e implementação do mês Abril Verde nas empresas é de responsabilidade do empresário/ dono da empresa, pensando na segurança dos trabalhadores.
Ideias e atividades para fazer no mês Abril Verde dentro da empresa
Algumas ideias de atividades que podem ser realizadas no mês do Abril Verde para conscientizar os funcionários são:
- Palestras com profissionais da área da saúde ou ex-funcionários que sofreram algum dano, como uma forma de relato de caso;
- Debates entre funcionários e seus superiores;
- Seminários;
- Campanhas publicitárias;
- Mobilizações sociais;
- Treinamento dos funcionários para saberem estabelecer onde existem perigos na empresa e assim conscientizar sobre o uso de EPI’s por exemplo;
- Decorar a empresa com as cores da campanha, o verde. Você pode usar os laços que o simbolizam ou outras ideias de sua autoria que remetam ao que é comemorado;
- Crie um slogan próprio para sua empresa com frases impactantes e imagens com grande impacto visual; Alguns modelos de frases comuns de serem usadas: “Respeite a vida, trabalhe com segurança!”, “Viva com segurança. Trabalhe com confiança.”, “Para a proteção, EPI é a solução!” Você pode criar sua frase de efeito e defini-la como frase da empresa.
- Promover a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho): nessa semana você poderá discutir temas como: prevenção de acidentes, alimentação, ergonomia e saúde mental.
- Crie uma Patrulha pela Segurança, que poderá atuar não somente no mês de abril, mas durante todo o decorrer do ano.
- Grave vídeos com os próprios funcionários de como usar os EPIs e seguir as normas de segurança.
- Promova um dia de Cuidados com a saúde: forneça avaliação médica para verificar a pressão arterial, a glicemia ou testes rápidos como hepatite e outros; organize aulas de ginástica laboral e/ou alongamento, incentivando a prática diária; organize palestras sobre a práticas da ergonomia.
Pandemia da Covid-19 e mês de conscientização da segurança do trabalho (Abril Verde)
Com o início da pandemia da Covid-19, todos os empresários e donos de empresas foram orientados a suspenderem as atividades preventivas que antes eram elaboradas pelas empresas, a fim de se evitar aglomerações.
Porém esses eventos são de grande valia para as empresas, pois como vimos anteriormente o foco da campanha é a redução dos números de acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais.
Pensando de forma coletiva, as empresas podem continuar com seus eventos de forma remota, protegendo seus funcionários e a si mesmos do vírus da Covid-19 e trabalhando na conscientização da prevenção e segurança contra acidentes de trabalho.
Mas como seria possível trabalhar a conscientização de forma remota?
Como essa é uma campanha muito importante para as empresas, para reduzir número de acidentes, afastamentos e assim reduzir gastos, algumas das alternativas para continuar com os eventos do mês Abril Verde são:
- Gravar vídeos educativos explicando sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho;
- Gravar palestras com profissionais da saúde e disponibilizar em alguma rede social vinculada à empresa;
- Criar uma rede social da empresa para anexar fotos, panfletos educativos e vídeos referentes a essa campanha e muitas outras.
Enfim, como pudemos analisar, basta usar a criatividade e pró atividade para aderir às campanhas na sua empresa, pois é possível proporcionar bons eventos mesmo em tempos tão difíceis como o que estamos vivendo.