O capacete de segurança compõe uma importante linha de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Este é um acessório obrigatório diante da realização de atividades profissionais que expõem os trabalhadores a risco de queda de material, ferramenta ou descarga elétrica.
De modo resumido, os capacetes servem para proteger a cabeça de possíveis impactos. Nesse sentido, é obrigação da empresa entregar gratuitamente um capacete adequado ao empregado e instruí-lo acerca do uso e armazenamento.
Para diminuir o desconforto causado pelo equipamento é considerado, no momento da compra, o formato da cabeça do profissional e o domínio da regulagem durante o uso.
Para que serve o capacete de segurança no trabalho?
Os capacetes de segurança não servem para impedir que algo caia ou bata na cabeça do trabalhador, mas para minimizar resultados desses possíveis impactos, diminuindo prováveis ferimentos.
Por legislação, é obrigatório tanto a distribuição do equipamento pela empresa quanto o uso pelo empregado. A negligência do uso é uma das maiores responsáveis por acidentes laborais neste campo.
Além de fornecer proteção à parte de cima da cabeça, esse equipamento também fornece proteção a outras partes do corpo, como rosto, pescoço e ombros.
No entanto, existe uma diversidade muito grande de capacete para segurança: os modelos variam conforme a atividade que é exercida. Ou seja, é preciso encontrar o tipo de equipamento funcional ao cargo específico.
Tipos de capacete de proteção para o trabalhador
Em suma, o mercado conta com 3 categorias de capacete de segurança, denominados capacete tipo I (de aba total), capacete tipo II (de aba frontal) e capacete tipo III (sem abas). Pensando nisso, trouxemos as características de cada um deles, observe:
Capacete tipo I ou aba total
Como o próprio nome sugere, esse é um capacete de aba total. Isto é, o espaço de proteção é ampliado, proporcionando maior segurança em todas as laterais e diminuindo o impacto causado por queda de materiais no topo da cabeça.
Esse modelo é recomendado para trabalhadores que mexem com energia elétrica, atuam em áreas externas e também protege contra líquidos e raios solares.
Capacete tipo II ou aba frontal
Diferente do tipo I, o capacete de aba frontal é capaz de amenizar o impacto de golpes tanto na parte superior quanto os lados da cabeça.
Esse é o modelo mais famoso e com estrutura semelhante a um boné. É útil para amparar tanto rosto quanto olhos, por isso é muito utilizado por profissionais envolvidos em construção civil.
Capacete tipo III ou sem abas
Popularmente reconhecido por capacete de alpinista, o capacete de segurança tipo III não possui nenhuma aba.
O principal objetivo desse é proteger a cabeça contra impactos, então é utilizado para atividades industriais, trabalho em altura, resgate e até mesmo práticas esportivas.
Classes dos capacetes
Além das variações do equipamento explicadas acima, existem 2 classes para esses capacetes, que são definidas conforme o objetivo de uso:
Classe A
São definidos nessa classe os capacetes de uso geral. Isto significa que foram aprovados contra o impacto de objetos, apresentando limitação ao anteparo contra choque elétrico.
Classe B
Os capacetes pertencentes à classe B têm fabricação e composição distintas à outra classe. O objetivo destes é proteger o trabalhador contra impactos e choques elétricos.
Qual o significado das cores dos capacetes?
Não existe determinação em lei quanto às cores do capacete de proteção. Cada empresa pode utilizá-las segundo suas necessidades.
Na maioria delas, as cores correspondem à função da seguinte forma:
- Vermelho: bombeiros e carpinteiros;
- Amarelo: visitantes;
- Verde: operários, serventes e armadores;
- Azul: pedreiros;
- Branco: estagiários, mestres de obras, engenheiros e encarregados.
Como ver a validade do capacete de proteção?
O capacete de segurança não possui validade. É possível checar essa informação na etiqueta do equipamento, onde consta “Este produto é um bem durável”. Apesar disso, a maior parte dos fornecedores recomenda a troca entre 3 e 5 anos.
Antes de comprar um capacete é necessário conferir o certificado que consta aprovação do mesmo.
Normas para uso de capacete de segurança
A utilização de capacete de segurança envolve algumas regras básicas. Entre as normas de limpeza, o recomendado é não lavar o capacete, mas sim limpar com água e o auxílio de um pano aveludado.
Além disso, o empregado deve armazenar o equipamento em ambiente protegido de poeira e utilizá-lo somente para sua finalidade.