O comportamento seguro no ambiente de trabalho é uma pauta cada vez mais discutida nas empresas. Afinal, a morte por acidente de trabalho ou doença ocupacional é crescente no Brasil e no mundo.
De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, desenvolvido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), a estimativa é de uma morte por falta de comportamento seguro no trabalho a cada 15 segundos.
Portanto, estabelecer esse conjunto de atitudes cuidadosas é a melhor solução para reduzir catástrofes e promover ambientes seguros, de modo a preservar a integridade dos trabalhadores, de outras pessoas envolvidas e do meio ambiente.
O que é comportamento seguro no trabalho?
No trabalho, o comportamento seguro consiste em identificar e controlar possíveis riscos da atividade executada, e reduzir a probabilidade da ocorrência de um resultado inesperado.
São competências utilizadas para a implementação de atitudes básicas de cuidado com a vida.
Este comportamento é adotado uma vez que o trabalhador compreende os riscos pelos quais ele está exposto e age de acordo com as normas regulamentadoras e proteção determinadas para a sua função, garantindo tanto a proteção da própria vida quanto a dos colegas de trabalho.
Exemplos de comportamento seguro no ambiente de trabalho
Os comportamentos seguros que devem ser adotados pelo trabalhador dependem diretamente da função a ele atribuída e do local em questão.
No entanto, existem exemplos de comportamentos seguros no ambiente de trabalho que podem ser facilmente atribuídos a diversos cargos. Confira:
- Conservar o ambiente laboral organizado e higienizado para evitar acidentes;
- Desempenhar a função de maneira ergonomicamente adequada;
- Utilizar equipamentos e ferramentas conforme recomendação do produto;
- Conhecer os riscos que o cargo e o ambiente de trabalho apresentam;
- Orientar colegas de trabalho quando o mesmo cometer um ato inseguro;
- Informar ao setor responsável quando houver equipamento inadequado para uso;
- Fazer uso correto do EPI (Equipamento de Proteção Individual);
- Conservar e guardar os EPIs de forma apropriada;
Como promover um comportamento seguro?
Promover um comportamento seguro no ambiente de trabalho é um dos maiores desafios das empresas que buscam entregar qualidade e segurança aos consumidores, funcionários e ao meio ambiente. No entanto, existem diversas maneiras de promover esse tipo de costume. Veja:
Treinamento
Elaborar treinamentos claros é uma das formas mais eficientes de instaurar o comportamento seguro no ambiente de trabalho.
Sem dúvidas esse tipo de prática instrui e capacita o profissional a execução das atividades com maior senso de segurança.
Conscientização
Inserir palestras na rotina dos trabalhadores e apresentar dados atualizados com frequência da situação de segurança do trabalho no mundo é uma ótima maneira de despertar consciência e fazer com que eles se mantenham motivados a utilizar equipamentos, por exemplo.
Recompensas
O ser humano adora ser reconhecido e isso não é novidade há muito tempo, mas a cada dia que passa mais estudos comprovam que a mente é muito incentivada por recompensas.
E muitas empresas utilizam esse método para manter os colaboradores estimulados.
Aconselhamento
Explicar repetidas vezes até que a segurança se torne um hábito é imprescindível para a instalação definitiva do comportamento seguro na empresa.
Para isso, é necessário oferecer atenção individual a cada um dos trabalhadores.
Percepção de risco e comportamento seguro na empresa
Percepção de risco é um conceito que deve ser estudado ao lado do comportamento seguro na empresa.
Isso porque, ele refere-se à capacidade de perceber e agir contra os riscos presentes no trabalho. Por exemplo, um motorista deve receber instruções suficientes para reconhecer que é perigoso dirigir alcoolizado.
Uma vez que ele alcança essa percepção, não ingerir bebidas alcoólicas em dias de trabalho representa um comportamento seguro.