Você já ouviu falar sobre engenharia de segurança do trabalho? Provavelmente já ter se deparado com este termo em algum momento de sua vida.
A engenharia de segurança do trabalho é um conjunto de atividades em que o profissional da área fica responsável por focar na proteção da integridade física e laboral dos funcionários da empresa.
O principal objetivo da engenharia de segurança do trabalho é melhorar as condições do ambiente de trabalho, minimizando a taxa e riscos de acidentes de trabalho e também de doenças ocupacionais.
Tudo isso é tratado de acordo com as Normas Regulamentadoras (NRs) vigentes.
Se você está querendo entrar neste mundo e conhecer maiores informações, você está no lugar certo!
Então vem já com a gente conferir 7 coisas sobre engenharia de segurança do trabalho que você precisa saber. Confira!
7 Coisas essenciais na engenharia em segurança do trabalho que você precisa saber
A prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais dentro de um ambiente de trabalho deve ser o ponto fundamental a ser avaliado por qualquer empresa com o auxilio da engenharia de segurança do trabalho.
Para que este ponto esteja em perfeitas condições, de acordo com as orientações das NRs o profissional responsável por esta área deve estar atento há uma série de detalhes.
Conheça a seguir 7 coisas sobre engenharia de segurança do trabalho que você precisa saber para manter sua empresa sempre em segurança e livre de multas por irregularidades.
1 – Acidente de trabalho
Denomina-se como acidente de trabalho situações em que o empregado é submetido a lesões corporais durante as atividades de seu trabalho.
Tal acidente ainda pode envolver o trabalhador a perda total, redução permanente ou até mesmo temporária de sua capacidade de exercer sua função. Os casos de mortes também são inclusos.
Também considerado como acidente de trabalho os acidentes de percurso ou acidente de trajeto. Neste caso, o acidente é causado durante o trajeto do trabalhador de casa-trabalho ou trabalho-casa.
Ainda, considera-se nesta categoria as doenças ocupacionais adquiridas por conta das condições de trabalho a qual o empregado é exposto.
2 – Riscos ocupacionais
Chama-se de riscos ocupacionais as probabilidades as quais o trabalhador fica exposto a danos durante suas atividades, podendo ocorrer de acordo com cada função exercida.
Temos como principais riscos ocupacionais de acordo com as NRs:
3 – Documentos da segurança ocupacional
Toda e qualquer empresa precisa estar com suas documentações em dia, e isso também requer os documentos da segurança ocupacional. Listamos a seguir os documentos principais que a empresa precisa manter:
- PPRA: Programa de Riscos Ambientais
- PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
- ASO: Atestado de Saúde Ocupacional
- CAT: Comunicação de Acidente do Trabalho
- PPP: Perfil Profissiográfico Previdenciário
- AET: Análise Ergonômica do Trabalho
4 – Uso obrigatório e adequado de EPIs e EPCs
Equipamentos de proteção são um dos itens indispensáveis dentro da engenharia de segurança de trabalho, a vistoria de dada de validade, condições de uso e quantidade apropriada para todos os funcionários.
Isso vale tanto para os Equipamentos de proteção individual como também os de uso coletivo (EPI e EPC).
Fica de responsabilidade a engenharia de segurança do trabalho também, a orientação e treinamento do uso correto destes itens.
5 – Treinamento e capacitação
De acordo com a NR-12, a engenharia de segurança do trabalho é responsável pelo treinamento e capacitação de funcionários.
De obrigatoriedade periódica, é necessário repassar todos os procedimentos internos aos funcionários com o intuito de prevenir a segurança durante a execução de atividades e treiná-los a atitudes preventivas.
Além disso é necessário realizar:
- Ações promovidas pela CIPA como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT);
- Diálogo Diário de Segurança (DDS); e
- Palestras e discussões.
6 – A segurança do trabalho é uma ciência
Sendo uma ciência humana de nível interdisciplinar, a engenharia de segurança do trabalho é a área em que trabalha na prevenção de acidentes no meio laboral.
Tem como principal objetivo prevenir, orientar e garantir a saúde e bem estar de todos os funcionários de uma empresa.
São as NRs que gerenciam a forma como a empresa deverá realizar suas práticas em cima da engenharia de segurança do trabalho. Para o desenvolvimento desta padronização, temos disponíveis 37 NRs.
O não cumprimento destas regras, geram multas e outras penalidades as empresas.
7 – Situações de risco devem ser atualizadas
Como o dia a dia de trabalho, algumas coisas mudam. E com elas, surgem as mudanças de grau de periculosidade sobre a função exercida.
Cabe ao funcionário relatar a engenharia de segurança do trabalho os novos riscos identificados para que soluções sejam tomadas a fim de evitar acidentes.