A linha de vida é um dos principais dispositivos de proteção e segurança para o trabalhador que realizará atividades em altura.
Devido ao alto potencial de acidente fatal, os trabalhos em altura devem implementar o máximo de dispositivos e condições que aumentem a segurança do trabalhador durante a execução das atividades.
Neste caso, além de garantir um nível maior de proteção ao trabalhador, ela pode prevenir um acidente que, em muitos casos, chega a ser fatal.
A NR 35 da Portaria 3.214 é o conjunto de normas técnicas de segurança para as atividades em altura, sendo nela descrito a obrigatoriedade de instalação de linha de vida para atividades em altura que não possam constar com outros tipos de dispositivos de segurança.
Veja também: NR 35: Resumo da norma sobre Trabalho em Altura
O que é linha de vida?
A linha de vida é uma estrutura de proteção para trabalhadores que irão executar trabalho em alturas.
Ela disponibiliza um ponto de ancoragem, para que o trabalhador possa se conectar, através do cinto de trabalho em altura, fornecendo suporte para o trabalhador em uma eventual queda.
Qual a sua importância
Ao realizar atividades em altura, há sempre o risco de ocorrer um imprevisto, que pode gerar um acidente com alto potencial de ser fatal.
Apesar de existirem outros dispositivos de segurança, tais como o talabarte por exemplo, a linha de vida tem uma importância vital para garantir uma realização segura das atividades em alturas.
Isso se deve porque o trabalhador estará ancorado em um ponto de apoio adicional, e em uma eventual falha dos demais dispositivos, a linha de vida evitará que o trabalhador venha a sofrer um impacto de queda.
Desta forma, ela disponibiliza um ponto de segurança a mais para o trabalhador, no qual, em uma eventual ocorrência, o mesmo esteja seguro.
Tipos mais usados
A linha de vida pode ser dividida em dois tipos diferentes:
Linha de vida fixa
Este modelo é fixo em um determinado ponto da obra, permanecendo no local até o final da obra, sendo construída de material resistente, preferencialmente com cabo de aço inoxidável.
Linha de vida temporária
Este modelo é adicionado em local aonde será realizado uma atividade em altura, porém, não há a possibilidade de adicionar outras proteções ao trabalhador. Após a realização da atividade, esta linha é removida do local.
Como montar uma linha de vida passo a passo
Para montar uma linha de vida, é necessário seguir alguns passos que são fundamentais para a instalação.
Há linhas de vida do tipo fixa e móvel, sendo que cada uma possui modos de instalações de acordo com seu tipo.
Este é um exemplo de montagem de linha de vida móvel em uma escada para atividades em altura ocasionais, como manutenção em rede de energia, por exemplo.
O primeiro passo que deve ser adotado é conferir e separar todos os itens que serão utilizados na instalação da linha de vida.
Materiais necessários:
- Fita Eureka
- Corda 12mm
- Fita de amarração de escada
- Fita de ancoragem 1,5 metros
- Freio ABS
- Mosquetão N244
Em seguida, realize o isolamento do local aonde será realizado a atividade.
Instale a fita Eureka no topo da escada de acesso que será utilizada na realização da atividade.
Em seguida, instale a linha de vida, passando a corda pelo mosquetão da fita Eureka, lembrando-se sempre de passar a sempre de trás para frente.
Depois, deve-se fazer um nó com a linha de vida no primeiro degrau da escada. A corda deve permanecer em uma sacola, sendo amarrada na escada.
Apoie a escada no local de realização da atividade, na altura correta para a execução da tarefa. É preciso amarrar a escada para estabilizar a posição.
Instale a fita de amarração da escada entre ela e o local, sempre usando a catraca para tencionar a fita, e utilizando uma amarração em X.
Instalando a fita de ancoragem
Agora é preciso instalar a fita de ancoragem junto com o freio ABS no local, conectando o mosquetão oval, para que uma o freio à corda. Tracione o sistema para que todo o excesso de folga na corda seja eliminado.
Fixe o manual de utilização na escada para auxiliar em possível necessidade de resgate.
Conecte o trava-queda entre a linha de vida e o cinto de trabalho em altura. Mantenha sempre o talabarte preso a uma altura acima da cintura, e não se esqueça de seguir todos os procedimentos de segurança para a realização da atividade.
Você pode conferir no vídeo a seguir o passo a passo para a montagem:
Quem pode assinar projeto?
A linha de vida deve, obrigatoriamente, ser projetada por profissional devidamente habilitado, e com especialização em segurança do trabalho, sendo preferencialmente, um engenheiro de segurança do trabalho devidamente registrado no CREA.
Aprenda a diferença entre linha de vida fixa e móvel
Há dois tipos principais de linhas de vida, sendo elas a fixa e a móvel.
A maior diferença entre elas é que, enquanto a fixa é instalada com intuito de facilitar a movimentação dos trabalhadores por um determinado local da obra por um período estendido, ou até a conclusão da obra em si, a móvel é instalada visando a realização de uma atividade temporária ou de caráter único, podendo ser movida para outro ponto, após a conclusão da tarefa.
Dentre os tipos de linha de vida fixa e móvel, podemos citar:
- Fixa vertical;
- Fixa horizontal;
- Móvel horizontal;
- Móvel vertical com corda;