O desenvolvimento de máquinas e equipamentos foi um dos grandes marcos do desenvolvimento da sociedade humana.
A partir de sua implementação nos meios de produção, foi possível desenvolver diversos setores como as indústrias e a agronomia.
Porém, com a utilização destes equipamentos, foi gerado um novo fator de risco para as atividades que, como consequência, aumentou os índices de doenças e acidentes do trabalho.
Desta forma, para atuar diretamente sobre os riscos presentes na utilização de máquinas e equipamentos, foram desenvolvidas diversas medidas técnicas, um conjunto de normas e medidas que deve ser implementado em todas as atividades atualmente.
Qual a importância das máquinas e equipamentos na segurança do trabalho?
Atualmente, é praticamente impossível falarmos de produção sem segurança.
As empresas têm investido cada vez mais para garantir que seus trabalhadores estejam aptos a desenvolver da melhor maneira possível as suas atividades.
Como a produção é diretamente dependente da utilização de máquinas e equipamentos, um dos maiores focos de atuação da segurança do trabalho, é a implementação de medidas de controle que atuem sobre os riscos causados pelos mesmos.
Elas podem se tornar uma fonte de risco de diversas origens, sendo que, caso não adotadas medidas de controle adequadas, os trabalhadores podem ser expostos a riscos do tipo físico, químico, ergonômico e de acidente.
Desta forma, é de vital importância a aplicação correta das normas de segurança sobre a utilização dos equipamentos e máquinas destinadas ao trabalho.
Qual NR fala especificamente sobre máquinas e equipamentos?
Após anos de trabalhos, estudos e análises, foram desenvolvidas medidas de segurança, e a sua implementação nos setores de trabalho foram compilados em Normas Regulamentadoras.
Desta forma, para cada setor ou gênero de risco, existem normas de segurança do trabalho especificas para atuar diretamente sobre elas.
Nesse caso, a NR 12 é o conjunto de medidas técnicas que deve ser adotado para a realização e utilização segura nas atividades profissionais.
Além disso, há casos aonde o próprio fabricante determina condições de uso seguro, e desenvolve treinamentos e medidas que devem ser adotados pelas empresas e trabalhadores, aumentando ainda mais os níveis de segurança destas máquinas e equipamentos.
Quais os cuidados com a circulação de trabalhadores nas áreas de máquinas?
Um dos tipos de acidentes mais comuns que pode acontecer em um setor de trabalho é a colisão entre equipamentos ou máquinas que estão atuando em um determinado setor.
Desta forma, sempre que for realizado uma atividade que utilizará de uma máquina ou equipamento, deve ser planejado e elaborado previamente, através de uma Análise de Risco da Atividade, um isolamento do local aonde será realizado a tarefa.
Este isolamento deve ser demarcado claramente, e os trabalhadores e pessoas que circulam pelo local devem receber treinamentos e orientações constantes para não adentrarem em locais isolados.
Além disso, em locais de utilização permanente desses instrumentos, deve ser adotada a sinalização através de placas, sinais sonoros e visuais, luzes e, em determinados casos, vigias ou sinaleiros.
Os locais de trabalho também devem ser projetados para possuir espaço de circulação adequada de trabalhadores, mantendo uma distância segura entre o ponto de circulação e o raio de alcance das máquinas e equipamentos
Em máquinas ou equipamentos de utilização manual, devem ser implementados também as devidas proteções, que protejam os trabalhadores quanto aos riscos de esmagamento, cortes ou choques elétricos.
Principais procedimentos de segurança para máquinas e equipamentos
Para uma utilização segura e correta de máquinas e equipamentos, é necessário seguir alguns passos importantes, sendo eles:
- Treinamento e capacitação dos trabalhadores, garantindo que os mesmos estejam totalmente preparados para a utilização segura das máquinas e equipamentos, e conheçam a atividade que será realizada, bem como as medidas de controle implementadas.
- Realizar manutenção preventiva e corretiva sempre nos equipamentos, garantindo que os mesmos estejam em boas condições de segurança para o seu uso correto;
- Realizar sempre as Análises de Risco da Atividade e checklist dos equipamentos e máquinas antes do início de qualquer trabalho;
- Aplicar um isolamento adequado ao local aonde serão utilizados tais equipamentos;
- Aplicar e utilizar corretamente as medidas de controle individuais e coletivas;
- Sempre seguir as recomendações do fabricante, descritas no manual do usuário, bem como utilizar as máquinas e equipamentos apenas para as atividades a que foram desenvolvidas;
- Aplicar corretamente as medidas descritas pela NR 12 para sua utilização no trabalho.
Esses são alguns dos principais procedimentos que devem ser adotados em todas as atividades que serão desenvolvidas.
Através destas medidas, a atividade poderá ser realizada de forma segura, sendo controlado os riscos de acidente do trabalho ou de doenças ocupacionais aos trabalhadores.
Portanto, é sempre necessária uma boa avaliação técnica das atividades e um acompanhamento constante da equipe de segurança do trabalho para a realização segura das atividades que envolvam máquinas e equipamentos.
Veja ainda: Riscos químicos: veja exemplos e dicas para prevenção