Um dos principais pontos da segurança do trabalho é justamente prezar pela saúde e segurança do colaborador de determinada empresa. Ao criar uma matriz de risco, sua empresa tem a chance de prevenir problemas de difícil solução, como é o caso dos acidentes de trabalho que poderiam ter sido identificados inicialmente.
Uma estratégia importante a ser seguida pelas pequenas, medias e grandes empresas é sempre se proteger de imprevistos que possam vir a acontecer, pois quando você está preparado, os danos e prejuízos com toda certeza são bem menores.
Diante de tais informações, nesse artigo vamos mostrar o que é a matriz de risco e quais suas principais características, assim você terá todas as informações necessárias caso queira implementar em sua empresa ou caso queria mostrar a algum amigo ou conhecido.
O que é Matriz de Risco?
A Matriz de Risco é também chamada de Matriz de Probabilidade e Impacto e é uma ferramenta gráfica capaz de gerenciar os riscos de forma visual e estratégica, a fim de nos mostrar quais os riscos que precisam ter prioridade na tomada de alguma decisão.
Por ser uma ferramenta voltada para a priorização de riscos, ela pode ser aplicada em conjunto com a etapa de avaliação de riscos. Sendo assim, você deverá primeiro avaliar os riscos e depois montar sua Matriz de riscos.
A tabela que compõe a matriz de risco possui duas dimensões, a probabilidade (eixo da tabela que nos mostra o quão provável é que ocorra determinado risco) e o impacto (eixo que nos mostra as possíveis consequências caso algum risco venha a acontecer). Normalmente, a associação dessas duas vertentes nos dá os resultados de graus de riscos que esperamos obter.
Tanto a probabilidade quanto o impacto são medidos em níveis como: muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Porém, esses eixos podem ser medidos em porcentagem de acordo com os níveis citados acima.
A matriz de riscos possui diferentes cores que irão nos auxiliar a identificar os possíveis riscos (e sua gravidade) e suas consequências de forma mais clara e objetiva.
As cores que compõem a tabela da matriz de risco são: vermelho (risco elevado, possuem prioridade para serem resolvidos), amarelo (riscos moderados ou médios) e verde (risco leve, que podem ter menor atenção no momento de tomar decisões de estratégias para prevenir os riscos).
Tipos de Matriz de Risco
Como vimos anteriormente, as matrizes de risco são algo essencial para as pequenas, médias e grandes empresas pois ajudam os donos do estabelecimento a controlar possíveis riscos e suas consequências, mostrando com antecedência algo que possa vir a acontecer no futuro.
Atualmente, existem dois tipos de matriz de risco, as escalas quantitativas e as escalas semi quantitativas. A seguir abordaremos o que cada uma delas significa.
– Escala Qualitativa
As escalas qualitativas das matrizes de riscos, são feitas conferindo classes de risco à combinações entre a probabilidade de ocorrer um evento associado com a sua possível consequência.
– Escala Semi Qualitativa
Nas escalas semi qualitativas, o risco é calculado a partir de uma expressão matemática e tem uma equação que o representa.
Como funciona a Matriz de Risco?
A matriz de risco funciona de forma a mostrar através de uma tabela colorida os possíveis riscos que determinado local apresenta, mostrando também as possíveis consequências e o grão graves elas possam ser caso aconteça.
Dessa forma, a matriz de risco funciona somente após a avaliação dos riscos do local ser feita, pois é preciso ter os possíveis riscos em mente para depois tabelar o nível desses riscos e suas consequências caso ocorra.
Após concluir a avaliação dos riscos, os mesmos são colocados em uma tabela para serem analisados, a fim de se descobrir se apresentam riscos ou não, através de níveis como muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto de um dos lados da tabela e do outro lado os níveis das consequências caso os riscos venham a acontecer.
Dessa forma, o técnico em segurança do trabalho é capaz de mapear quais os riscos mais perigosos daquele local e assim dar prioridade para sua prevenção.
Exemplos de Matriz de Risco
Alguns exemplos de matriz de risco são:
- Um funcionário precisa passar de carro pelo pátio de carregamento, e no pátio transitam poucos automóveis. Nesse caso, a probabilidade de acontecer algo é baixa, porém o impacto caso ocorra algo é alto, pois a consequência que poderia acontecer é um possível atropelamento ou colisão de veículos.
- No mesmo cenário anterior, porém no pátio circulam muitos veículos. A probabilidade de acontecer algo seria grande e o impacto também seria muito alto.
- Funcionários do setor administrativo em seu local de trabalho. Possuem probabilidade de risco baixo e impacto baixo caso aconteça algum tipo de imprevisto.
- No mesmo cenário anterior, a probabilidade de um funcionário errar a digitação é moderada e o impacto pode ser muito alto pois pode trazer prejuízos para a empresa.
Qual Matriz de Risco usar no PGR?
Embora muitas pessoas tenham dúvidas de qual matriz de risco usar, saiba que todas que possuem cruzamento entre a probabilidade e a severidade são passíveis de ser usadas para o PGR, da forma correta.
Existem algumas matrizes de risco pré-estabelecidas, mas saiba que elas podem ser desenvolvidas pelo próprio profissional, desde que tenha como base os mesmos conceitos.
Quando utilizar a Matriz de Riscos?
A tabela referente à matriz de riscos deve ser utilizada na avaliação de qualquer tipo de risco, pois dessa forma, o profissional consegue se nortear e estabelecer quais riscos deve prevenir primeiro.
Apesar de sempre falarmos em riscos, como o próprio nome diz, a matriz de riscos pode ser utilizada para pontos positivos. Quando usamos ela para esse fim, damos o nome de oportunidade, logo com a matriz de risco é possível avaliar ameaças/ riscos e oportunidades.
Conclusão
Com tantas informações disponíveis podemos concluir que a matriz de risco é algo muito importante para as empresas independente de seu tamanho, quantidade de funcionários e segmento comercial.
Essa importância se deve principalmente a possibilidade que a matriz de risco fornece ao empresário de poder prevenir vários tipos de problemas e riscos.