A NBR 14280 é umas das normas mais consultadas na internet por profissionais da área e estudantes.
Os regramentos criados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas são denominados NBR’s. Eles abarcam diferentes tipos de assuntos que auxiliam com a padronização dos documentos e procedimentos nos mais diversos campos do conhecimento.
As NBR’s são, portanto, normas técnicas de padronização, estabelecidas por deliberação de um conjunto de pesquisadores, com o intuito de melhorar a qualidade e competitividade entre os materiais produzidos.
Uma dessas normas de destaque é a NBR 14280, na medida em que ela versa sobre um assunto de suma importância para as empresas: a segurança no trabalho.
Veja também: CAT: Quando fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho?
Isso porque, ela auxilia em relação aos procedimentos que devem ser adotados no que toca à saúde dos empregados e às normas de segurança do trabalho, evitando maiores problemas para os empregadores. Conheça um pouco mais sobre as atualizações e objetivos.
O que é NBR 14280?
A NBR 14280 é uma norma técnica que visa regulamentar o tratamento de informações relativas aos acidentes de trabalho. O Cadastro de Acidentes de Trabalho padroniza o registro, a comunicação e a análise dos dados coletados.
Saiba mais: 8 Maneiras de evitar um acidente de trabalho que vão mudar seu jeito de agir
Qual o objetivo da norma NBR 14280?
Conforme o primeiro item da norma, o principal objetivo da NBR 14280 é fixar critérios para o registro, comunicação, estatística e análise dos dados relacionados aos acidentes de trabalho, além do estudo sobre as causas e consequências que esses eventos podem se revestir.
Isso porque, a partir da padronização na coleta e tratamento dos dados é possível desenvolver esforços para prevenir novos acidentes, de forma que os esforços possam ser reproduzidos nos mais diversos ambientes de trabalho.
Leia ainda: Quase acidente: o que é, exemplos, como prevenir
Além disso, possibilita o desenvolvimento de estratégias que venham a ser implementadas a fim de corrigir eventuais riscos ou, ao menos, minimizá-los da forma que seja mais simples e descomplicada.
Taxa de frequência e gravidade NBR 14280
Um dos pontos de maior essencialidade que a NBR 14280 disponibiliza à comunidade em geral, são as fórmulas matemáticas que versam sobre a taxa de frequência dos acidentes e a gravidade da situação.
A primeira exprime a quantidade de acidentes ocorridos para cada 1 milhão de horas-homem de exposição em certo período de tempo.
Enquanto que a taxa de gravidade é um indicador que visa exprimir numericamente a quantidade de dias de trabalho perdidos por todos os acidentados, vítimas de incapacidade temporária, permanente ou nos casos de morte em relação a cada um milhão de horas-homem de exposição.
Elas são calculadas levando em consideração os números de acidentes efetivamente ocorridos, a quantidade de horas-homem de exposição ao risco, além do tempo computado. Frise-se que no corpo da normatização há regras específicas para a correta mensuração de cada uma dessas categorias de variáveis.
A taxa de frequência de acidentes é calculada de forma geral da seguinte maneira: o número de acidentes deve ser multiplicado por 1 milhão, o resultado obtido é dividido pelas horas-homem de exposição.
A taxa de gravidade, por sua vez, é calculada pela multiplicação do tempo computado multiplicado por 1 milhão e em seguida dividido pelas horas-homem de exposição.
No caso do cálculo envolvendo acidentados com ou sem lesão, as fórmulas sofrem algumas mudanças, detalhadas no regulamento da NBR.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o ideal é que a taxa de frequência esteja em até 20 para que a empresa seja considerada muito boa nesse ponto. A taxa de gravidade, no entanto, deve estar em resultados de até 500 para que a avaliação recebida seja na mesma categoria da anterior.
Aumentos nesses números podem enquadrar as empresas em boas, ruins ou péssimas, a depender do grau de variação e aumento dos indicadores. Quando a empresa está em algum desses níveis significa que os riscos estão aumentados e que medidas são necessárias para reduzi-los.
NBR 14280 atualizada 2023
Essa norma técnica ainda indica vários outros conceitos essenciais para a correta compreensão acerca da temática. Um dos que não podem deixar de ser citados são os relacionados ao acidente de trabalho, conceituado como sendo o evento imprevisto e não desejado que expõe a risco ou provoca efetivamente a lesão no empregado.
Eles podem acontecer no trajeto para o local de trabalho ou dentro da empresa, por qualquer coisa, substância ou objeto que possa desencadear o evento danoso.
O regramento ainda detalha algumas possibilidades em relação às causas e as consequências que podem advir dos acidentes, conceituando detalhadamente cada uma delas, o que torna mais eficaz a forma como cada fator deve ser interpretado.
A norma pode ser visualizada no site ABNT atualizada. Portanto, diante de todo o exposto, resta claro como a NBR 14280 é de suma importância, visto que é regra essencial para todas as empresas. Por isso, é essencial conhecer toda as disposições.