Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o nó de marinheiro, que é reconhecido pela resistência e eficiência, tem utilidades que vão além da promoção de segurança no mar.
Sem dúvidas, o uso de nós de alta resistência também é muito frequente entre profissionais de construção civil, bombeiros e caminhoneiros.
Ainda que sejam feitos de maneiras distintas, prova que os nós são eficientes em muitas situações, pois quando utilizados em terra firme também estão relacionados à emergência, proteção ou movimentação de cargas e pessoas.
Embora possa ser aplicado a outros profissionais, o assunto interessa mais os marinheiros, pois como a maior parte dos comandos realizados nas embarcações são manuais, possuir conhecimento a respeito da função dos nós mais utilizados é essencial.
O que é nó de marinheiro?
Em linhas gerais, o nó de marinheiro é simplesmente um nó difícil de desamarrar.
É válido destacar que existem variados tipos de nós de marinheiro e os marinheiros precisam aprender ao menos os básicos para desempenhar a função, pois cada um deles é usado em uma situação.
Para que serve o nó de marinheiro?
Como já foi dito, a principal função do nó de marinheiro é proporcionar segurança ao marinheiro.
Em meio a uma grande variedade de nós, a serventia também é diversa, desde atracar o barco até impedir o escapamento de cabos e cordas dos dispositivos de retenção.
Como fazer nó de marinheiro passo a passo?
Dar um nó de marinheiro é uma tarefa difícil e pode ser considerada uma arte realizada por pessoas que adoram a vida náutica. Assim, trouxemos as instruções para fazer o nó de marinheiro mais comum. Observe:
- Dobre uma corda resistente, deixando ao menos um metro de cada lado;
- Segure a corda abaixo de cinco dedos da extremidade em que os dois lados estão unidos;
- Ainda segurando a corda no mesmo local, aponte o dedo indicador para frente e escolha um dos lados livres da corda para dar quatro voltas ao redor do dedo;
- Tire o dedo e coloque a corda que restou dentro da cavidade formada;
- Regule o tamanho que deseja deixar o “pendurador” formado puxando a corda.
Ainda está com dúvidas do processo? Confira o passo a passo Aprenda & Faça para visualizar os detalhes:
Quais são os tipos de nós mais usados em cordas e para que servem?
É possível realizar muitos tipos de nós em uma mesma corda. Contudo, existem alguns tipos de amarrações que são recorrentes e possuem mais utilidade para os marinheiros.
Pensando nisso, trouxemos os cinco nós de marinheiros mais usados:
Nó direito
De certo, o nó direito é uma das amarrações mais famosas no mundo inteiro.
Usado com muita frequência, essa amarração serve principalmente para remendar uma corda que foi arrebentada ou unir duas cordas de mesma espessura para tornar ela maior.
Nó em oito
Como o nome sugere, essa é uma amarração em formato de oito. O intuito desse nó é impedir que cordas e cabos fujam do dispositivo de retenção em que estão asseguradas.
Nó lais de guia
Esse é um nó versátil e flexível. Embora seja muito difícil de fazer, esse nó é essencial para situações em que o objeto ao qual ele foi amarrado não pode ser pressionado.
Nó volta do fiel
Frequentemente usado para atracar o barco quando este está em velocidade lenta, o nó volta do fiel é simples de ser feito e desfeito, por isso é ideal para situações em que é preciso maior agilidade.
Nó volta de cunho
Ainda que seja resistente, esse nó é extremamente fácil de desatar. Geralmente é usado para atracar embarcação na marina, porto ou no cais.