É fundamental para uma empresa ter um plano de emergência caso ocorra um incidente no estabelecimento. Dessa maneira, por meio desse plano, é possível salvar desde a vida das pessoas que estiverem na empresa no momento, como até evitar que acidentes em menor escala aconteçam.
Assim, por ser algo tão fundamental para o funcionamento de um estabelecimento, existe até mesmo a Norma Técnica P4.261, da CETESB, que mostra quais são os riscos aos quais um local está submetido segundo a área tecnológica. Por meio dele, já é possível ver como um plano de emergência é fundamental em qualquer lugar.
O que é um Plano de Emergência de uma empresa?
O plano de emergência nada mais é do que uma estratégia para evacuar as pessoas que estiverem na empresa. Dessa maneira, ele tenta mostrar uma solução organizada para que as pessoas não se machuquem e nem coloquem suas vidas em risco.
Com certeza você já viu alguns sinais do plano de emergência em que possa ter ido, como, por exemplo, as indicações de onde estão as saídas de emergência no caso de um incêndio fazem parte de um plano de emergência de incêndio.
Qual o objetivo do Plano?
O primeiro objetivo do plano, obviamente, é fazer com que as pessoas consigam evacuar um local sem se ferirem.
Em seguida, está o objetivo de tentar resguardar o patrimônio caso algo aconteça. Assim, no caso de um deslizamento ou de um incêndio, esse plano pode ser fundamental para que o local onde está a empresa seja tanto evacuado com segurança, como também para que seja mantida a sua integridade, ou parte dela.
Esse é um ponto fundamental, afinal de contas, se estivermos falando de uma empresa localizada em um prédio, ter um plano de emergência para que ele não desabe, por exemplo, e assim poderá salvar as pessoas que estiverem na rua e até mesmo os prédios que estiverem ao seu redor.
Vantagens do Plano de Emergência contra incêndio
São inúmeras as vantagens de um plano de emergência contra incêndio. Uma delas é que ele pode ajudar a evacuar as pessoas com segurança de algum local que estiver pegando fogo.
Quando ocorre um incêndio, as pessoas podem acabar se desesperando e tomando medidas que colocam suas vidas e de quem estiver ao seu redor em risco. Com um plano contra incêndios, isso pode ser evitado.
O que deve conter um Plano de Emergência?
Um plano de emergência deve levar em conta o espaço em que ele será aplicado e quem está nele. Mas, independente do tamanho do local, ele deve seguir algumas diretrizes que são:
- Ter a devida sinalização, alarme sonoro e de incêndio, equipamentos de combate a incêndio (mapas, extintores etc.);
- Ter um centro que coordena as emergências;
- Ter uma equipe previamente treinada para agir no caso de algum acidente;
- Ter itens de primeiros socorros;
- Ter um plano eficiente para evacuação.
Quem elabora um Plano de Emergência?
O Plano de Emergência deve ser elaborado de acordo com a legislação. Para isso, seus responsáveis, que são a Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), devem segui-la cuidadosamente para a elaboração desse.
Como fazer um Plano de Emergência eficiente?
Para fazer um plano de emergência eficiente é fundamental começar por um mapeamento das instalações do local e também identificar quais são os pontos mais vulneráveis. Além disso, é preciso conhecer quem são as pessoas que estão nele.
Em seguida, o setor de Recursos Humanos da empresa deve ser acionado para que uma equipe de colaboradores faça um curso sobre brigada de incêndio. Esta equipe poderá ser acionada em alguns casos para evitar acidentes maiores.
Também é fundamental a elaboração e comunicação do plano de abandono de área.
E para que o plano de emergência seja eficiente, também é preciso que os riscos ambientais sejam identificados e se siga todas as normas reguladoras da CIPA.
Como implantar o PAE?
Para implementar o Plano de Emergência, é preciso que ele se torne público para os funcionários. Ou seja, esse plano precisa ser divulgado e as pessoas que serão responsáveis por ele de alguma maneira, treinadas.
Os exercícios do plano também são fundamentais e devem seguir uma periodicidade para que as pessoas sempre estejam atualizadas sobre eles.
Além disso, toda a parte estrutural do plano, como indicações de saída e implementação de portas contra incêndio também devem ser realizadas o quanto antes. Afinal de contas, nunca se sabe quando algo pode acabar acontecendo.
Com um PAE de acordo com as normas, o pessoal devidamente treinado e o ambiente empresarial seguindo todos os requisitos de segurança e sinalização, com certeza os riscos serão os mínimos caso algo venha a acontecer no local.