A padronização das atividades através do Procedimento Operacional Padrão, ou POP, é uma das melhores formas de melhorar o desempenho, qualidade e a segurança das tarefas do dia a dia e atividades críticas da empresa.
O POP deve ser feito para as atividades de rotina da empresa, além das atividades críticas que necessitam de uma atenção especial no seu passo a passo, garantindo a segurança do trabalhador e prevenindo acidentes de trabalho.
Através da aplicação dos procedimentos padrões, as atividades podem ser otimizadas, reduzindo muito o tempo de realização da tarefa, o desperdício de recursos, melhorando a qualidade do produto final, a segurança da realização da atividade e garantindo que todos os resultados possuam um padrão especifico de qualidade.
O que é procedimento operacional padrão?
O POP (Procedimento Operacional Padrão) é um documento elaborado através de pesquisas e estudos, descrevendo o procedimento operacional que deve ser seguido, principalmente, nas atividades críticas e as atividades de rotina, que devem ser realizadas no dia a dia, padronizando-as e otimizando as atividades, departamentos e rotinas de trabalho.
Leia: SIPAT: veja como surgiu, conheça seus objetivos e sua importância
Para que serve o procedimento operacional padrão
O POP tem o intuito de padronizar as atividades que serão realizadas, descrevendo o passo a passo que deve ser seguido para cada tarefa a ser executada, criando desta forma um padrão de qualidade e segurança que deve ser mantido nas atividades críticas, diárias, ou nas atividades no qual exista uma necessidade, de acordo com a avaliação da empresa.
Objetivos do procedimento operacional padrão
O POP tem o objetivo de:
- padronizar as atividades e tarefas a serem executadas;
- gerar um padrão de qualidade para todas as atividades;
- otimizar as tarefas, efetuando passo a passo detalhado de cada atividade;
- reduzir custos e desperdícios;
- criar uma rotina de trabalho;
- melhorar a produtividade.
Procedimento operacional padrão dentro da segurança do trabalho
O POP é uma das principais ferramentas da segurança do trabalho e da produção. Ao criar uma padronização das atividades, é possível tratar cada risco presente na realização da tarefa, otimizando a forma mais segura possível de realiza-la.
Confira: Brigada de incêndio: para que serve, como é a organização e atribuições
Uma das grandes vantagens de implementar o POP é a possibilidade de análise do passo a passo da tarefa. Desta forma, é possível isolar cada elemento da atividade, verificando o risco presente em cada passo, corrigi-los ou controla-los, e assim desenvolver o método mais seguro e eficiente possível.
Elaborar um fluxograma da atividade, definindo cada passo da atividade é uma boa maneira de separar e identificar os riscos presentes, sendo recomendado a sua elaboração em conjunto com o POP.
Quem faz o procedimento operacional padrão de segurança do trabalho?
O POP é um documento que deve ser elaborado em conjunto entre a produção e a segurança do trabalho, além da participação de outros setores envolvidos (qualidade, meio ambiente, etc).
Na segurança do trabalho, o engenheiro ou técnico de segurança é o responsável pelo desenvolvimento e aplicação das medidas de controle dos riscos e medidas de segurança que devem ser adotados para a realização das atividades.
Veja: NR 33: resumo da norma regulamentadora atualizada
É importante ressaltar que, apesar de descrever o passo a passo de cada atividade, o POP é um documento que necessita de constante revisão, sendo adaptado e otimizado para oferecer sempre o melhor resultado e qualidade possível para cada atividade.
Como elaborar um bom procedimento operacional padrão em segurança do trabalho
Um bom POP deve conter algumas informações básicas, sendo elas:
- Nome do executor e do responsável pela POP;
- Nome da atividade a ser realizada;
- Objetivo da POP;
- Documentos referenciais;
- Local de aplicação da POP;
- Siglas que serão utilizadas no POP;
- Descrição da atividade no qual se baseia o POP;
- Passo a passo da atividade;
- Frequência de realização da atividade;
- Qual o resultado deve ser obtido em cada atividade.
Porém, além das informações básicas, o ideal é acrescentar o máximo de informações que auxiliarão na aplicação do POP. Alguns itens recomendados a serem acrescentados são:
- Fluxograma da atividade;
- Descrição das ferramentas e equipamentos utilizados na atividade;
- Gestor e responsável pela atualização do POP;
- Descrição dos riscos presentes em cada etapa da atividade;
- Periodicidade da revisão da POP;
- Local de armazenamento para fins de fiscalização.
Desenvolver e aplicar um bom POP é um ponto importante para garantir a segurança e a qualidade da produção, da realização das atividades e da prevenção de acidentes. É importante ressaltar que a participação dos executores da atividade na elaboração do POP é primordial, pois os mesmos podem fornecer detalhes práticos sobre cada atividade.
O POP é um documento que deve ser mantido atualizado, sendo sempre revisado periodicamente e a cada identificação de nova característica da atividade (nova etapa, risco, processo, ferramenta, equipamento e outros).
É importante também ressaltar que os trabalhadores tenham conhecimento do que é o POP, sendo orientados e treinados sobre o seu uso, e participem ativamente de todas as elaborações, aplicações e atualizações do POP.