A Lei nº 6.514/77 determina a obrigatoriedade do uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para todas as atividades ocupacionais que oferecem risco à saúde ou segurança do trabalhador.
Dentre esses tipos de EPI, está o protetor auricular, muito utilizado em ambientes de trabalho nos quais o nível de ruído ultrapassa o limite de tolerância estabelecido em norma.
Isso porque, a ausência do equipamento nessas situações pode prejudicar expressivamente a saúde, principalmente auditiva, do trabalhador.
A exposição frequente à pressão sonora elevada gera perda gradativa da audição, alto nível de estresse e doenças relacionadas a outras esferas.
Qual é a função do protetor auricular?
De modo resumido, os protetores auriculares servem para suavizar os ruídos do ambiente.
Trabalhadores que operam máquinas ou ferramentas barulhentas ou são expostos a ambientes com níveis de ruídos superiores ou iguais a 85 decibéis utilizam esse equipamento como forma de proteção à saúde auditiva.
Tipos de protetores auriculares
Assim como ocorre com os outros tipos de equipamentos de proteção, existe mais de um tipo de protetor auricular no mercado e a escolha varia de acordo com as necessidades que devem ser atendidas. Observe:
-
Protetor auricular de inserção moldável
O protetor auricular apresenta formato de cone e deve ser inserido no ouvido de modo a preencher completamente o canal auditivo.
Em suma, esse tipo de protetor é pouco usado por ser descartável. Contudo, é escolhido pelos profissionais por ser fabricado em espuma, ou seja, por possuir maleabilidade e ser facilmente adaptado à parte interna do ouvido.
-
Protetor auricular de inserção pré-moldado
Os protetores pré-moldados também devem ser inseridos no canal auditivo. No entanto, estes podem causar um pouco de desconforto, já que são confeccionados em plástico e não possuem maleabilidade.
Nesse caso, é recomendado manter boa higienização e permanecer utilizando os mesmos lados durante o seu tempo de vida útil.
-
Protetor auricular de inserção parcial
Pouco conhecidos, os protetores auriculares de inserção parcial possuem hastes de plástico como suporte, cuja é posicionada na parte de cima da cabeça ou atrás do pescoço, e cones na área interna do ouvido.
Apesar de ser denominado de tal maneira, eles podem ser mais seguros quando comparados aos equipamentos de inserção moldável e pré-moldável.
-
Protetor auricular tipo concha ou abafador
Diferente dos equipamentos citados anteriormente, que são mais usados por profissionais de construção civil ou profissionais que ficam expostos ao ruído de máquinas industriais, o protetor auricular é muito frequente entre músicos.
Além disso, as conchas que ficam posicionadas acima do ouvido são forradas com espuma e seguradas por um suporte plástico, isto é, não possuem contato direto com o canal auditivo.
Qual o melhor protetor auricular para o trabalho?
Não existe determinação de um melhor tipo de protetor auricular. Na verdade, existe pouca diferença entre eles no que diz respeito à proteção.
Sendo assim, o protetor ideal para o trabalho é aquele cujo formato melhor se adapta ao trabalhador. Por exemplo, o abafador tem formato inviável caso o ambiente de trabalho exija uso de capacete para proteção.
É prejudicial usar protetor auricular?
O uso do protetor auricular não é prejudicial. Apesar disso, ele pode causar alergia caso o indivíduo tenha predisposição e até mesmo desencadear infecções na orelha devido às bactérias presentes no equipamento e ao movimento de empurrar a cera para o canal auditivo.
Mas esses prejuízos podem ser evitados com cuidados básicos de higienização.
Cuidados necessários com o EPI
Para que os protetores auriculares sejam eficientes, são necessários alguns cuidados:
- Utilizá-lo o tempo inteiro em que estiver exposto ao ruído;
- Encaixar o equipamento da forma adequada;
- Higienizar ou descartar no tempo indicado;
- Ter cuidado com a limpeza das mãos na hora de colocar o protetor;
- Jamais compartilhar o equipamento.