A qualidade de vida no trabalho é fundamental para um bom resultado em qualquer empresa. Além disso, também melhora a desenvoltura de qualquer funcionário quando ele tem o inventivo e os cuidados corretos por parte da organização onde trabalha.
É fundamental que toda empresa preze por este cuidado. Se você é dono de uma empresa, saiba como implementar esta gestão. Agora, se você é um funcionário, veja mais informações sobre esse assunto para apresentar a sua equipe para ter um ambiente de trabalho gratificante.
O que é Qualidade de Vida no Trabalho?
A qualidade de vida no trabalho é um direito por lei ao trabalhador. Este conceito pode ser definido na promoção e na implementação de melhorias para que a saúde e o bem-estar dos empregados sejam garantidos em meio ao âmbito pessoal e também profissional.
Veja também:
É este programa traz o bem-estar físico, emocional, psicológico e financeiro do trabalhador.
É possível entender que as atitudes, assim como as reações, revelam o quanto essas experiências têm sido positivas ou negativas ao colaborador em relação ao seu trabalho.
Por que a Qualidade de Vida no Trabalho é importante?
O primeiro cliente de uma empresa é o seu funcionário, por isso, é fundamental que as empresas prezem por sua satisfação.
Serviços e funções bem desempenhadas, são reflexos de satisfação dos colaboradores. Locais que não possuem um bom fluxo organizacional, aqueles ambientes considerados “tóxicos” aos próprios trabalhadores, não possuem o mesmo resultado que uma empresa que preza pela qualidade de vida no trabalho.
Sabe-se que em qualquer tipo de trabalho há pressões para que uma meta seja alcançada. Essas pressões são as principais causas de problemas de saúde, acarretando em problemas psicológicos, doenças psicossomáticas, depressão, ansiedade, estresse, problemas de relacionamento, improdutividade, falta de engajamento e absenteísmo.
É aí que a QVT entra. Esta implementação é fundamental para que a saúde da empresa não seja afetada. Afinal, a qualidade de vida é entender o contexto ao qual o empregado está inserido para fazer com que ele seja bem sucedido.
Quais são os fatores que influenciam a QVT?
Há diversos fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho. Como dissemos anteriormente, muitos deles são causados por conta do ambiente psicológico e físico no trabalho, além da satisfação com a função executada.
Veja a seguir outros principais fatores que também influenciam na QVT:
- Igualdade de oportunidades;
- Motivação para o exercício da atividade;
- Segurança no trabalho;
- Oportunidade de crescimento;
- Relacionamento com colegas e superiores;
- Clima organizacional;
- Remuneração justa e adequada;
- Benefícios concedidos;
- Desenvolvimento pessoal;
- Feedback das atividades;
- Liberdade de decisão e participação;
- Reconhecimento pelo trabalho.
Como ter uma boa Qualidade de Vida no Trabalho?
Com certeza você já deve ter se deparado com a expressão de que funcionários felizes e motivados, conseguem produzir muito mais, não é mesmo? Então, saiba que isso é fruto da QVT.
Mas, como ter uma boa qualidade de vida no trabalho? Saiba que para isso dar certo é preciso tomar algumas iniciativas para promover o bem estar e a satisfação dos colaboradores.
Então veja só esta lista que separamos para você passar a realizar estas ações:
- Manter um ambiente físico agradável, saudável e seguro;
- Reconhecer o trabalho do funcionário;
- Investir na segurança do trabalho;
- Investir em promoção à saúde e prevenção de doenças;
- Incentivar a interação interpessoal;
- Oferecer a oportunidade de crescimento dentro da empresa;
- Ter uma remuneração adequada e estabelecer um plano de cargos e salários.
Exemplos de empresas que investem no Programa de Qualidade de Vida no Trabalho
Veja a seguir algumas empresas que implantaram o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para seus funcionários e passaram a ter ótimos resultados. As empresas foram avaliadas pela revista Época Negócios. A nota máxima para QVT é de 5 pontos. Veja a nota das principais empresas.
- SAP – Nota: 4.6
- Soften Sistemas – Nota: 4,6
- Creditas – Nota: 4,4
- CI&T – Nota: 4,3
- Nubank Brasil – Nota: 4,3
- Bayer: Nota: 4,2
- DocPlanner – Nota: 4,2
- ThoughtWorks – Nota: 4,2
Como montar um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho
O objetivo de um programa como este, está em promover a satisfação, a saúde e o bem-estar da equipe.
Criar um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho não é nenhum bicho de sete cabeças.
Para facilitar ainda mais este planejamento, separamos a seguir algumas dicas fundamentais para que você possa criar o seu próprio programa. Confira:
Primeiro passo: realizar um diagnóstico da saúde de todos os trabalhadores
Com esta informação, você tem uma mapa de como está a saúde mental dos trabalhadores, sempre buscando entender as principais dificuldades e necessidades que precisam ser sanadas dentro da sua empresa. Assim, fica mais fácil identificar as atividades a serem feitas.
Segundo passo: fazer a definição de políticas de saúde preventiva e qualidade de vida
Com as informações sobre a equipe em mãos, estabeleça a prioridade dos problemas a serem sanados. Depois, encaminha a lista com a equipe para que eles saibam o que será implementado.
Lembrando que tanto a empresa quanto os colaboradores possuem responsabilidades.
Terceiro passo: Criar ações de incentivo e estímulos
Para que os colaboradores enxerguem essa ação como positiva, é preciso que a empresa trabalhe o incentivo e também o estímulo para que consiga ter o engajamento necessário. Invista na comunicação e nas ações.
Quarto passo: Avaliar o programa de qualidade de vida no trabalho e realizar manutenções
Por fim, é preciso informar a todos da empresa que esta implementação da qualidade de vida no trabalho irá trazer resultados bem interessantes.
Gostou deste conteúdo? Então não esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares que também precisam de maiores informações sobre a qualidade de vida no trabalho.
Mas, se você ainda tiver alguma dúvida, basta deixá-la aqui no comentário.