A vontade de otimizar os processos no ambiente de trabalho é uma constante na vida dos seres humanos desde a revolução industrial.
Não só melhorias mecânicas ou tecnológicas foram implementadas de lá para cá, mas também mudanças na forma de lidar com os trabalhadores, proporcionando um melhor ambiente interno.
Essas mudanças que ocorrem atualmente e que são projetadas para o futuro tem um nome, indústria 4.0, e o RH também faz parte delas desde o controle de ponto otimizado até na implementação de metodologias ágeis.
O que é RH 4.0?
Se a indústria 4.0 condiz com a otimização dos processos que ocorrem nas indústrias através da implementação de novas tecnologias e no aprimoramento da gestão de pessoas, o RH 4.0 pode ser descrito como a mesma coisa, porém voltado para o setor de Recursos Humanos.
Através da aplicação e do entendimento da mentalidade 4.0 o setor trabalhará para facilitar a vida daqueles que atuam no departamento e em toda a empresa, através da aplicação de facilitadores.
Como exemplos deles podemos citar, além do controle de ponto eletrônico, o uso de metodologias como o pensamento ágil ou o uso de um sistema de Timesheets para a gestão do tempo.
A importância da implementação de ferramentas que fazem parte do RH 4.0 é justamente o maior avanço do negócio e a melhora do relacionamento com os colaboradores.
Por tanto, negócios que desejam ampliar sua visão e ter melhores resultados junto à gestão de Recursos Humanos devem estar atentos às novidades propostas pelo RH 4.0.
Principais características do RH 4.0
Agora que você já sabe o que é o RH 4.0 confira as principais características que fazem parte dessa forma de gerenciar o setor.
Uso de inteligência artificial
A inteligência artificial não é mais coisa de filme de ficção científica, e a sua aplicação já pode acontecer dentro do setor de RH.
Um software pré-programado pode trabalhar para demonstrar quais são os trabalhadores com maior efetividade e quais são aqueles que andam com baixa produtividade.
Além disso, ela é útil também em sistemas de ponto eletrônico que utilizam o reconhecimento facial como forma de identificar os colaboradores.
Gestão remota
Novamente ligada às implementações tecnológicas, está a gestão remota.
Com o atual crescimento do trabalho a distância, as empresas tiveram de encontrar formas de gerir todo o seu pessoal que não está mais alocado em uma mesma sede.
Para resolver essa questão, diversas soluções estão disponíveis no mercado, desde ERP’s robustos até plataformas que promovem uma maior organização interna, como o Notion, Trello e o Slack.
Os programas para chamadas de vídeo também tiveram um crescimento durante a pandemia da Covid-19, ganhando funções que facilitam o seu uso de maneira corporativa.
Gestores com pensamento 4.0
Para comandar equipes com pensamento e equipamentos 4.0 é essencial que o gestor possua uma crença profunda em seu funcionamento, sendo capaz de motivar a equipe e liderar pelo exemplo.
Para isso, não basta implementar as ferramentas, mas também entender que uma das propostas do RH 4.0 é proporcionar um melhor ambiente de trabalho, com decisões menos hierarquizadas e considerando as opiniões dos demais colaboradores.
Jornadas de trabalho menores
Dentro das propostas de melhoria de ambiente de trabalho contidas no RH 4.0 podemos citar a diminuição da jornada de trabalho.
O tópico ainda polêmico, porém, alguns exemplos vêm mostrando sua efetividade, e já que o pensamento 4.0 visa uma melhora contínua, observando também aquilo que será implementado no futuro, é melhor começar olhar agora para futuras tendências.
Se prepare para os desafios
Metodologias e soluções inovadoras sempre vão encontrar resistências daqueles que preferem gerir a empresa de maneira conservadora, por conta disso, é necessário se preparar para os desafios da implementação do RH 4.0, confira quais são os principais deles:
- Promover o aumento do investimento em tecnologias;
- Difundir uma mentalidade de acatamento às mudanças;
- Integrar os colaboradores ao pensamento 4.0, apesar das diferenças geracionais;
- Planificar as decisões, descentralizando as lideranças.
É aí, pronto para aplicar os conceitos da indústria 4.0 no seu setor de Recursos Humanos?