Risco Biológico: conheça seus símbolos

Os riscos biológicos fazem parte dos riscos presentes no ambiente de trabalho, e tem um grande potencial de causar danos à saúde e a segurança dos trabalhadores.

Por ser originado através da presença de organismos vivos, os riscos biológicos podem ser encontrados em diversas formas no ambiente de trabalho.

Cada ramo de atividade poderá se deparar com diferentes tipos de riscos biológicos, sendo necessário uma análise do local aonde será realizada as atividades profissionais, natureza das atividades, e a presença de organismos.

Hospitais e ambientes ligados diretamente a atendimento de saúde são locais aonde existem a maior concentração de risco biológico, sendo o único ramo de atividades no qual não é possível eliminar completamente a insalubridade.

riscos biologicos

O que é risco biológico?

Riscos biológicos são riscos originados de organismos biológicos, tais como fungos, parasitas, protozoários, vírus, bactérias, animais peçonhentos ou selvagens, dentre outros organismos que possam causar doenças ou danos à saúde do trabalhador.

Como surgem os riscos biológicos?

Os riscos biológicos estão presentes em praticamente todos os ambientes de trabalho.

Eles podem surgir de acordo com a natureza da atividade, do local aonde será realizado as atividades profissionais, da presença de animais selvagens ou peçonhentos, ou através das condições de higiene do local.

Riscos químicos: veja exemplos e dicas para prevenção no ambiente de trabalho

Risco Biológico x NR 15

A NR 15, de insalubridade, define que um ambiente é considerado insalubre, a partir do ponto aonde a presença de um determinado risco ultrapassa os limites de tolerância, causando danos à saúde do trabalhador.

Desta forma, os riscos biológicos poderão transformar locais de trabalho em ambientes insalubres.

Apesar de existirem medidas de controle que visam controlar ou eliminar totalmente a presença dos agentes biológicos, há casos em que é, praticamente, impossível eliminar totalmente a insalubridade.

Hospitais e ambientes destinados a tratamentos clínicos são considerados permanentemente insalubres, ou seja, é impossível controlar totalmente a presença dos agentes biológicos destes locais.

Portanto, apesar de ser necessário um cuidado e controle mais intenso destes ambientes, ainda assim deverá haver uma compensação aos trabalhadores do setor, devido a insalubridade a que estão expostos.

A indenização por insalubridade deverá ser calculada de acordo com nível de exposição do trabalhador ao ambiente insalubre, sendo a indenização dentre 10%, 20% ou 40% do salário mínimo regional.

Quais os males que os riscos biológicos podem causar?

Os principais males podem ser divididos entre:

Patologias:

Vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos, dentre outros tipos de organismos podem ser causadores de patologias (doenças) aos trabalhadores e pessoas que adentrem ao local por eles contaminados.

Além disso, podem ser transmitidos através de contato com a pele, olhos, através de respiração, ingestão, transfusão de sangue, cortes, dentre diversos outros meios.

Acidentes:

animais peçonhentos ou selvagens, tais como escorpiões, cobras, aranhas, cachorros do mato, abelhas, podem causar acidentes com graves danos ao trabalhador, tais como picadas, mordidas, ferroadas.

Em diversos casos, tais animais podem ser venenosos, sendo necessário um rápido atendimento, e administrar os devidos antídotos o mais breve possível, para conter os danos causados pelo animal.

Formas de prevenção e medidas de segurança contra riscos biológicos

Cada fonte de risco biológico deverá ser controlada através de medida apropriada para elimina-la ou reduzi-la a níveis seguros.

Existem diversos meios de controle dos riscos biológicos, tais como:

  • Realizar sempre a higienização do local de trabalho e mantê-lo organizado e limpo;
  • Manter os equipamentos, ferramentas, máquinas, estoques e locais de circulação sempre organizados e higienizados;
  • Não utilizar EPIs de outro trabalhador, ou compartilhar os EPIs entre os trabalhadores;
  • Realizar a manutenção e higienização do sistema de circulação de ar, filtros de bebedouros, vestiários, banheiros químicos ou fixos, refeitórios, locais de descanso, dentre outras instalações periodicamente;
  • Lavar sempre as mãos, principalmente antes das refeições;
  • Utilizar os EPIs recomendados para a realização das atividades;
  • Isolar pontos de maior risco de presença de agentes de risco;
  • Eliminar mofos, umidades excessivas;
  • Manter o canteiro livre de matas altas;
  • Evitar empilhar resíduos em locais inapropriados;
  • Sempre armazenar madeira de forma correta e organizada, em local apropriado e com boa claridade;

Os riscos biológicos podem ser controlados ou eliminados em quase todos os casos, porém, deverão ser adotados as medidas adequadas para cada fonte de risco.

Desta forma, é necessária uma análise da condição e da fonte de risco para desenvolver as medidas de controle adequadas ao risco biológico.

Símbolo de riscos biológicos 

simbolos riscos biologicos

Normas regulamentadoras: baixe as 37 NRS em PDF atualizadas [2020]

Deixe um comentário