A segurança do trabalho tem atraído, cada vez mais, a atenção da sociedade e empresas que, ao empregar suas metodologias, buscam uma maior eficiência, controle dos riscos e a promoção da saúde ocupacional e segurança de seus trabalhadores.
É comum observarmos novas tecnologias sendo desenvolvidas diariamente com o foco na promoção da segurança do trabalhador, principalmente quando o mesmo precisa executar atividades em situações de risco, como em trabalhos em altura ou espaço confinado.
A segurança do trabalho é responsável por garantir que os trabalhadores consigam desenvolver suas atividades de forma prática, otimizada, segura e com foco em qualidade.
Portanto, é essencial reconhecermos a importância que a segurança do trabalho possui na sociedade, nas empresas e, principalmente, no dia a dia dos trabalhadores.
Vamos ver alguns exemplos da atuação da segurança do trabalho e como ela pode impactar na vida dos trabalhadores.
10 exemplos práticos de como a segurança no trabalho pode salvar vidas
A segurança do trabalho deve atuar sempre buscando a prevenção, o controle e a eliminação dos riscos.
Através do emprego de suas metodologias, conseguimos identificar, avaliar, qualificar, quantificar, controlar e acompanhar os resultados da implementação das medidas de controle sobre os riscos presentes nas atividades e ambiente de trabalho.
Desta forma, é comum observarmos diversas situações onde, graças à atuação da segurança do trabalho, a vida de trabalhadores pode ser salva.
Alguns exemplos da atuação da segurança do trabalho são:
1 – Emprego de plano de ação de emergência em casos de sinistro (incêndios, acidentes de trabalho, resgate em espaço confinado ou em altura).
Em situações emergenciais, os trabalhadores devem buscar seguir os protocolos elaborados pela equipe de SST, em conjunto com áreas como brigada de incêndio, CIPA e as lideranças de equipes para obter os melhores resultados possíveis.
É comum observarmos nas empresas os procedimentos como a orientação para seguir para um determinado ponto de fuga, quais ramais chamar em caso de acidentes, dentre diversos cenários possíveis.
Além disso, graças à atuação da equipe de SST, e dos estudos sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, é possível encontrarmos diversas medidas de controle que auxiliarão nesse momento, como a implementação de dispositivos de resgate, disponibilidade de EPIs e EPCs, sinalizações e etc.
2 – Estudo sobre os riscos ambientais
O primeiro passo para conseguirmos agir efetivamente para a promoção da saúde e segurança ocupacional é a identificação dos riscos presentes no ambiente de trabalho.
Desta forma, a equipe de SST é responsável por elaborar diversas inspeções no ambiente de trabalho, fazendo levantamento dos riscos presentes e criando planos de ações para o controle e a eliminação de tais riscos.
3 – Criação de campanhas de conscientização sobre os riscos
Um dos principais fatores que pode ajudar os trabalhadores a prevenir uma ação insegura ou até mesmo um acidente é o conhecimento.
Portanto, é essencial que a equipe de SST promova, sempre que possível, campanhas e treinamentos, reciclagens e a distribuição de material comunicativo, explicando a existência dos riscos, suas origens, o que os mesmos podem causar e como evitá-los.
4 – Implementação de programas de prevenção e promoção da saúde ocupacional
A equipe de SST deve implementar diversos programas voltados ao controle dos riscos ambientais e monitoramento do impacto desses riscos nos trabalhadores.
Programas como o PPRA, LTCAT, PCMSO, PPR são exemplos de programas implementados pela equipe de SST.
5 – Realização de DDS
O DDS (dialogo diário de segurança) é de extrema importância para os trabalhadores e a equipe de segurança do trabalho.
É no DDS aonde podemos ter um contato maior e direto com o grupo, aonde podemos passar informações e colher feedbacks, além de ser um local aberto, aonde todos devem possuir voz para falar. Essa prática deve ser muito incentivada e implementada pela equipe de SST.
6 – Buscar sempre as melhores alternativas
A equipe de segurança deve focar sempre nas melhores alternativas para a realização segura das atividades, sendo que, dessa forma, deve-se sempre ter foco nas medidas de controle mais eficazes, e na constante busca pelas melhorias continuas.
Essa ideologia promoverá, a médio-longo prazo na empresa, uma melhoria geral da qualidade de produção e da realização de atividades, além de uma grande redução dos índices de acidentes e de afastamentos.
7 – Implementação de medidas de controle
A equipe de SST é responsável por elaborar e implementar medidas de controle, seja de caráter coletivo ou individual, que atue diretamente sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e nas atividades profissionais.
Através do emprego dessas medidas, a equipe de SST conseguirá promover a saúde ocupacional e a redução dos índices de acidentes ocorridos na empresa.
8 – Orientação direta aos trabalhadores
A equipe de SST, principalmente os técnicos de segurança, devem ter presença constante na frente de serviço, orientando os trabalhadores e realizando inspeções.
Ela deve garantir que todas as atividades sejam executadas com a maior clareza possível, e que os trabalhadores não possuam dúvidas quanto aos procedimentos para a execução de suas tarefas.
9 – Planejamento e elaboração através da análise de dados e informações
A equipe de SST deve saber analisar os diversos dados da empresa, no qual deverão constar os números de acidentes ocorridos nos últimos anos, quais as principais causas de afastamento, quais os incidentes mais comuns, dentre diversas outras informações.
Com esses dados, é possível para a equipe de SST realizar um cronograma de ação para prevenir a ocorrência de novos acidentes, atuando diretamente nas principais fontes de risco do ambiente de trabalho.
10 – Manter-se sempre atualizado e com vigilância constante
A segurança no trabalho deve-se manter sempre constante. É preciso sempre atualizar informações, verificar dados, realizar novas avaliações, conferir a eficácia das medidas de controle e implementar correções quanto aos riscos que surgirem no ambiente de trabalho.
É importante estar sempre atualizado sobre novas fontes de riscos, novas tecnologias, novas metodologias, novas atividades, e atuar para manter um padrão de melhorias constante.
A implementação desses 10 passos faz parte da atuação da equipe de segurança do trabalho na empresa, e é essencial para garantir que o ambiente de trabalho esteja sempre o mais seguro possível para que os trabalhadores consigam realizar as suas atividades.
A segurança deve sempre ter o foco na prevenção. Como diz o famoso ditado popular “prevenir é melhor do que remediar”.
Desta forma, é essencial que a atuação da segurança do trabalho esteja sempre presente na frente de serviço, já que cada um desses 10 passos poderá fazer a diferença em uma situação de emergência, no surgimento de afastamentos devido a doenças ocupacionais, ou até mesmo em casos de acidentes do trabalho.