Para compreender a importância das ideias criativas para o Setembro Amarelo, é essencial atentar-se ao quadro de saúde mental dos brasileiros na atualidade.
Dados emitidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde) estimam que 32 pessoas cometem suicídio diariamente no país, o que equivale a um suicídio a cada 40 minutos.
E tem-se a depressão como uma das maiores causas de suicídio e um dos maiores motivos de afastamento do trabalho. Isso deixa evidente a importância de levar a pauta para dentro dessas organizações.
Embora dentro e fora das empresas o suicídio seja considerado um tabu, os movimentos de prevenção realizados nessa época do ano são altamente eficazes e ideias inovadoras podem fazer muita diferença.
O que é Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.
Como o próprio nome sugere, essa campanha é realizada universalmente durante o mês de setembro, com a tentativa de oferecer apoio e saúde mental àqueles que enfrentam sofrimentos psíquicos.
A campanha foi fundada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) em 2015 e, desde então, diversos movimentos ao redor do mundo defendem a causa.
Essa mobilização ocorre no período convencionado em referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que é celebrado no dia 10 de Setembro.
Qual o símbolo do Setembro Amarelo?
O símbolo do Setembro Amarelo, assim como da maior parte das campanhas, é uma fita em semi laço. De acordo com o CVV, o amarelo foi escolhido por representar a cor do sol, como forma de demonstrar preservação à vida.
Na psicologia, essa cor está associada a conforto e felicidade. Além disso, é responsável por despertar sensações como otimismo, criatividade e juventude, o que contribui para justificar a escolha.
Importância de falar da campanha Setembro Amarelo na sua empresa
Ainda de acordo com a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais.
Sem dúvidas, as rotinas de trabalho são causas de alguns dos distúrbios mais frequentes e falar da campanha de Setembro Amarelo dentro de onde os sinais deles podem começar é um grande passo.
O ambiente de trabalho é onde grande parcela das pessoas constroem laços, aprendem e passam boa parte do seu dia.
O interesse por tratar o tema e a construção de ideias criativas para a campanha, portanto, é uma demonstração de suporte a causa e importância do bem-estar dos integrantes da equipe.
5 – Ideias criativas para o Setembro Amarelo na empresa
Confira algumas sugestões criativas para comemorar essa data na empresa:
1 – Fazer um cartaz
Nos dias atuais, as redes sociais são os principais veículos de comunicação das organizações empresariais. Com efeito, criar e divulgar cartazes auxilia na construção de identidade das empresas e pode proporcionar olhares positivos, tanto dos colaboradores como dos clientes que defendem a causa.
2 – Construir redes solidárias para promover a empatia
A campanha é uma ótima oportunidade para estreitar o vínculo entre os próprios trabalhadores da empresa. Por isso, investir em redes solidárias que incentivem a interação e promova empatia é uma ótima opção.
Para isso, pode ser usada a campanha do elogio, na qual os colaboradores trocam elogios anônimos entre si. Basta disponibilizar uma caixa e alguns pedaços de papel. Após todos concluírem, delegue a alguém a função de separar os elogios por nome e enviar ao destinatário.
3 – Divulgar informações
Declarar os recursos acessíveis para possíveis momentos de vulnerabilidade pode parecer muito simples e usual, mas é extremamente necessário.
Sempre pode haver alguém que não conhece o CVV. Então, anuncie o disque 188 e o site o máximo que puder.
4 – Promover palestras sobre saúde mental
Outra possibilidade de enfrentamento para a situação é a organização de palestras com profissionais qualificados, a fim de levantar a discussão e promover reflexão de estado psíquico.
5 – Buscar alternativas de enfrentamento permanentes para a situação
Por último, e não menos importante, desenvolver ideias criativas para o Setembro Amarelo não são suficientes. É necessário ir além e desenvolver alternativas consistentes para o ano inteiro.
Aliar-se a outras empresas que podem fornecer benefícios de saúde, sobretudo psicológico, como é o caso da disposição de psicólogos terapêuticos, é uma opção altamente eficiente para a promoção de bem-estar.